A cerimónia, que assinalou o aniversário da instituição, decorreu na passada quarta-feira, 18 de dezembro, com a presença do secretário de estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, num encontro que apresentou os projetos “que reforçam o papel estratégico do porto no setor marítimo-portuário nacional”, explica a empresa. A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) revelou ainda a nova imagem institucional do Porto de Setúbal, que simboliza “um porto moderno, inovador e sustentável”.
H
Já Carlos Correia, presidente da APSS, enalteceu o reconhecimento a nível mundial. “O Porto de Setúbal é um motor fundamental das exportações em Portugal, com reflexos positivos na balança comercial nacional e a sua importância estratégica continua a crescer. À medida que avançamos para um futuro interconectado, a nossa missão é garantir que o Porto de Setúbal continue a ser uma referência global no setor marítimo”, explicou.
No que respeita ao movimento portuário de 2024, o presidente sublinhou que existiu um crescimento da atividade portuária de três por cento, atingindo 6,5 milhões de toneladas movimentadas e um aumento em oito por cento da dimensão dos navios. “Estes resultados refletem os investimentos na melhoria das acessibilidades, equipamentos e infraestruturas portuárias, mas essencialmente o empenho e a dedicação de todos os trabalhadores, parceiros e stakeholders do Porto de Setúbal. E dão-nos confiança para 2025, um ano que encaramos com determinação e otimismo para consolidar ainda mais o papel estratégico deste porto no panorama nacional e internacional”, anunciou.