A partir de 31 de janeiro será obrigatório apresentar uma Declaração Sumária de Entrada em caso de importação de mercadorias da União Europeia para a Grã-Bretanha.
A partir de 31 de janeiro do presente ano será obrigatório apresentar uma Declaração Sumária de Entrada (ENS) em caso de importação de mercadorias da União Europeia para a Grã-Bretanha. As informações de uma ENS são utilizadas para proteger os cidadãos de mercadorias ilícitas, como drogas ou armas.
Os transportadores que carregam mercadorias através das fronteiras da Grã-Bretanha passam assim a ser legalmente responsáveis pela apresentação destas declarações de proteção e segurança, embora possam firmar um acordo para que uma terceira parte possa apresentar, de forma legítima, tais declarações em seu nome. Em consonância com as instâncias comunitárias, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) incentiva todas as empresas envolvidas nas importações entre a União Europeia e a Grã-Bretanha a familiarizarem-se com estes novos requisitos.
Fale agora com as suas cadeias de abastecimento para chegar a acordo sobre quem é responsável pelo preenchimento das declarações ENS
para as importações da UE para a GB e que informações serão necessárias a partir de 31 de janeiro de 2025.