«Uma das maiores preocupações dos portos, atualmente, prende-se com a relação com a comunidade. Em termos nacionais temos, de facto, uma falta de cultura económica. Quando se fala em PIB nas notícias, surgem invariavelmente imagens de gruas, contentores e de terminais do Porto de Lisboa, mas, depois, quando se fala com o cidadão, ouvimos muitas vezes aquela pergunta: ‘Quando é que se fecha o porto?’ – para alguém que trabalha no Porto de Lisboa há mais de três décadas, essa é uma abordagem que não entendo. Para mim, Lisboa, sem o porto, não existe. Lisboa é uma cidade portuária, nasceu do porto. Mas até no poder político julgo não haver uma mentalidade económica, de olhar para os fenómenos pelo lado do negócio. Ao fim ao cabo, tudo aquilo que é economia, taxas, valor acrescentado, vem, de facto, daquilo que o privado faz no porto. O privado é um parceiro, o consumidor é um parceiro. Lisboa é um porto de hinterland, é um porto de consumo e servimos uma área muito importante»
«Como portuária e como cidadã, penso que é um desperdício imenso um país como Portugal fechar o Porto de Lisboa. Quando se desviam rotas do porto, quem paga somos todos nós. Esta percepção não entra na cabeça de muitas pessoas, que pensam que os contentores chegam de balão, por exemplo. É um trabalho de consciencialização que temos tentado fazer; um caminho no qual vamos avançando».
«O Porto de Lisboa é um porto antigo, portanto estamos a modernizar o principal terminal de contentores, que não deixa de ter os seus desafios, nomeadamente em termos de ferrovia – atravessa a zona de Alcântara – e a rodovia – que atravessa a zona de Belém – e o que nós temos de encontrar é um equilíbrio entre o bem-estar das pessoas e das empresas e o bem-estar da economia nacional»
«Que a economia nacional não perspetive os portos como uma ferramenta que extravasa a sua localização geográfica em uma determinada câmara, mas sim de como infraestruturas de carácter nacional. Estamos, de facto, a falar de infraestruturas nacionais, como, também é, por exemplo, o aeroporto de Lisboa. O porto é nacional e não é somente de Lisboa. O porto deve ser visto desta forma, é uma infraestrutura que serve o país»
«Porto de Lisboa está a crescer em número de comboios»