X




X

«Queremos que o país passe a fazer parte do clube de construtores de comboios»

29 Nov
O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, declarou que a intenção estratégica do Governo para ao sector da ferrovia passa por tornar Portugal um construtor de comboios, criando no país, um novo cluster ferroviário capaz de dinamizar o mercado do transporte terrestre.

«Não há nada que um comboio tenha que não possa já hoje ser feito em Portugal. E queremos que o país passe a fazer parte do clube de construtores de comboios», declarou Pedro Nuno Santos, na sequência do contrato firmado entre a operadora ferroviária de cargas Medway e as empresas Stadler e Tatravagonka, que materializará a aquisição de 133 novos vagões e 16 locomotivas eléctricas interoperáveis para a transportadora.

Recorde-se que, no passado dia 19 de Novembro, foi celebrado o contrato de aquisição de 133 novos vagões e 16 locomotivas eléctricas interoperáveis entre a Medway e a Stadler e a Tatravagonka. As novas, que deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, serão eléctricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tracção no mercado. Serão locomotivas interoperáveis, capazes de circular em toda a rede ferroviária electrificada portuguesa e espanhola e preparadas para poderem circular em bitola UIC no futuro.

Para a construção dos novos vagões para a Medway, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia, contando com novos pavilhões, uma equipa reforçada e tecnologia de ponta. «Este é mais um exemplo, neste caso privado, do grande investimento que se está a fazer na ferrovia. A ferrovia é uma prioridade para este Governo e estamos a revolucionar o sector. Isso não pode ser desmentido», comentou o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, ao analisar o contrato de investimento assinado no dia 19 de Novembro.
 

Fonte: Revista Cargo

Ajude-nos a crescer