A FIATA emitiu um comunicado no qual insta as operadoras marítimas a rever e restabelecer, «para níveis pré-pandemia», os chamados free time periods.
A FIATA emitiu um comunicado no qual insta as operadoras marítimas a rever e restabelecer, «para níveis pré-pandemia», os chamados free time periods. «Embora a decisão de reduzir estes períodos tenha sido unilateral, as condições de mercado mudaram e as justificações para o actual status quo já não são válidas», pode ler-se na comunicação da associação internacional.
«As taxas de sobrestadia e detenção (Demurrage and detention) são um importante ferramenta para que os stakeholders da cadeia de abastecimento possam garantir um uso eficiente do stock de contentores», que, vinca a FIATA, representa um «investimento substancial». Na missiva, a associação realça que os contentores devem ser utilizados de forma ágil e que os operadores que os usam de forma mais prolongada «devem ser desencorajados dessa prática».
Vinca a associação que é obrigação das companhias marítimas «oferecerem um free time period razoável para permitir que o comerciante tenha tempo suficiente para o carregamento e entrega do contentor para exportação e para colecta, descarga e retorno do contentor para importação». A FIATA lembra que estes tempos foram cortados substancialmente por banda das liners, ao mesmo tempo que as taxas de Demurrage e Detention subiram «consideravelmente», tendo a fluidez e a minimização dos congestionamentos como justificativa. O cenário, frisa, mudou, e é agora tempo de restabelecer os tempos a níveis pré-pandemia.
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