X




X

Digital Twins: fabricantes apostam na inovação para agilizarem as cadeias logísticas

14 Abr
Os fabricantes apostam, cada vez mais, nas potencialidades da inovadora tecnologia do Gémeos Digitais (digital twins), com o intuito de fortalecer operações e consolidarem as suas cadeias de abastecimento.
Os fabricantes apostam, cada vez mais, nas potencialidades da inovadora tecnologia do Gémeo Digital (digital twin), com o intuito de fortalecer operações e consolidarem as suas cadeias de abastecimento. Nascida na década de 60, a tecnologia só mais recentemente ganhou propulsão, sendo adoptada por empresas que pretendem economizar tempo e recursos à escala global. 
 
Graças a pacotes de software mais robustos, combinados com sensores cada vez mais potentes, torna-se possível criar modelos digitais dos seus produtos ou maquinaria envolvida em processos de produção. Através destas simulações virtuais, os fabricantes têm a possibilidade de experimentar novos projectos produtivos, planear expansões de fábrica ou testar diferentes peças de maquinaria usando, de antemão, recriações digitais, assim tornando a execução mais fácil e célere, explicou Gary Fedder.
 
Em declarações à publicação Supply Chain Dive, o especialista em Engenharia Electrotécnica e Computação aprofundou os benefícios dos digital twin: «Podemos fazer, basicamente, experiências virtuais, para tentar compreender: como tornar a fábrica mais eficiente?», declarou o professor da Canergie Mellon University, em Pittsburgh, EUA. A razão pela qual isto ganha muita importância é que, geralmente, traduz-se em muito dinheiro poupado», acrescentou Fedder. Uma vez implementados, tais sistemas podem trazer múltiplos benefícios, seja em termos de manutenção preditiva ou até de segurança cibernética.
 
Os gémeos digitais têm ainda o potencial para agilizar as operacões ligadas às cadeias de abastecimento das empresas, permitindo que os fabricantes testem diferentes representações digitais de layouts de equipamentos e modelem produtos finais com base nas oscilações da procura, como também explicou Patrick Penfield, professor da Syracuse University.

Fonte: Supply Chain Dive
Foto: Sumit Awinash | licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Ajude-nos a crescer