X




X

Apat e a JMJ 2023: É urgente salvaguardar a Mobilidade de pessoas e mercadorias

07 Jul
A menos de um mês da realização do evento 'Jornada Mundial da Juventude 2023', que deverá reunir, em Lisboa, cerca de 1,5 milhões de peregrinos, a tutela ainda não divulgou o Plano de Mobilidade definido para mitigar os constrangimentos esperados nas acessibilidades. Segundo a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, tal plano será conhecido na próxima semana.

Perante aquilo a que só poderemos adjectivar de 'atraso', a Associação dos Transitários de Portugal (Apat) divulgou, no passado dia 3, um comunicado de imprensa no qual reiterou uma mensagem já transmitida diretamente ao Executivo: a preocupação com a demora na divulgação de um Plano de Mobilidade, que, em tempo útil, possa delinear uma estratégia capaz de minimizar os riscos para a mobilidade (de pessoas e mercadorias) e o abastecimento, não apenas na região de Lisboa, como em todo o país. 

Eixo Santa Apolónia - Bobadela - Alverca é tido como crucial

No comunicado, a Apat sublinha a importância estratégica do eixo Santa Apolónia-Bobadela-Alverca, cuja rede de outlets logísticos é essencial para a distribuição de mercadorias para todo o país. Nesta área, não só se situa o terminal da Bobadela, cujo papel de interface logístico é incontornável, como também figura o acesso ao Porto de Lisboa (infraestrutura crucial, por exemplo, para o abastecimento das ilhas) e a zona industrial de Alverca, dotada de vários complexos logísticos e vasos comunicantes essenciais.

A localização e dimensão do evento são passíveis de provocar intensos constrangimentos nas acessibilidades e, naturalmente, um eficaz e conciliador plano de contingência, dotado de alternativas sólidas, será a chave para manter uma mobilidade eficiente, em prol dos fluxos de mercadorias, da atividade das empresas transitárias, das importações e exportações e, por conseguinte, da Economia nacional. A Apat mostrou-se disponível para colaborar com a tutela neste desiderato, esperando, agora, pela divulgação do tão esperado plano.

Os ecos mediáticos da intervenção da Apat no espaço público fortam repercutidos pela Agência Lusa, RTP-Antena 1 (com declarações do presidente executivo, António Nabo Martins), TSF, M80, Notícias ao Minuto, Diário de Notícias da Madeira (manchete principal na edição impressa), Supply Chain Magazine, Eurotransporte e Transportes & Negócios.  

Ajude-nos a crescer