X




X

Presidente da CM de Matosinhos: «Portugal precisa de uma APAT forte»

12 Abr
Luísa Salgueiro marcou presença na tomada de posse dos corpos sociais da APAT, deixando, na sua intervenção, um sublinhado especial à importância da atividade transitária na Economia e a promessa de que a articulação entre o município e a vertente empresarial e logística será uma prioridade.
Na sequência da Assembleia Eleitoral do passado dia 20 de Março, que elegeu os novos corpos sociais da APAT para o triénio 2024-2026, realizou-se, a 9 de Abril, a cerimónia de Tomada de Posse dos órgãos eleitos, tendo, como pano de fundo, o emblemático Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Perante uma plateia de cerca de 85 pessoas, entre associados e representantes institucionais, a cerimónia de empossamento contou com o discurso de abertura da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

«Logística é fundamental para a Economia»

Respondendo afirmativamente ao convite da APAT, a autarca marcou presença na cerimónia solene, deixando, na sua intervenção, um sublinhado especial à importância da atividade transitária na Economia e a promessa de que a articulação entre o município e a vertente empresarial e logística será sempre uma prioridade. «Somos muito conscientes de que a Logística é fundamental para a Economia, e, mesmo que não tivéssemos essa consciência, a pandemia veio demonstrar muito bem quão dependentes estamos do transporte de mercadorias e quão importante é o papel que os transitários desenvolvem», introduziu Luísa Salgueiro.

Diálogo é ferramental essencial rumo a «resultados convergentes»

Para a autarca, o diálogo constante é um dos maiores trunfos para obter sucesso duradouro, e, claro, transversal a toda a sociedade. «Queremos, obviamente, que a APAT tenha muito sucesso, que seja capaz de negociar com os seus interlocutores – os municípios são decisivos nessa interlocução. É muito importante que saibamos dialogar uns com os outros, com a administração central, governos e esperando que se possa servir melhor as empresas e que, por conseguinte, estas possam crescer, ter melhores resultados e o que setor também possa crescer – é de realçar que o seu peso no PIB tem vindo sempre a crescer. Devemos todos tentar tirar melhor vantagem desse aspeto: qualificar os territórios, fazer investimentos necessários para que os negócios cresçam mas também que a envolvente possa ser beneficiada com isso e que, no final, as pessoas também ganhem com isso», vincou.

Ao realçar o dinamismo de Matosinhos, Luísa Salgueiro garantiu que «as boas relações com os transitários» irão prosseguir, de modo a realizar-se um «trabalho forte» em prol da Economia e das populações. «Partilhar objetivos e obter resultados convergentes» é a receita para o sucesso, «dos transitários, dos territórios e do país», salientou, explicando que o sucesso da atividade logística e transitária é, muitas das vezes, crucial para o desenvolvimento do tecido económico e vital para o progresso e coesão territorial. 

Luísa Salgueiro desejou sucesso: «Portugal precisa de uma APAT forte»

«Portugal precisa de uma APAT forte. Espero que o sejam. Que tenham muito sucesso, e, da nossa parte, contem sempre com a nossa total disponibilidade e vontade de trabalharmos em conjunto», finalizou a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Recorde-se que, na sequência das eleições de 20 de Março, Joaquim Pocinho (representante do associado Logislink) foi eleito novo presidente da direção da APAT, assim sucedendo a Paulo Paiva, que transitou para a presidência da Mesa da Assembleia Geral.

Ajude-nos a crescer