X




X

Tomada de Posse: Joaquim Pocinho homenageou antigos quadros sociais da APAT

15 Abr
Foi no passado dia 9 de Abril, no majestático Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que decorreu a cerimónia de Tomada de Posse dos Corpos Sociais da APAT para o triénio 2024-2026. Perante uma plateia de cerca de 85 pessoas, constituída por empresas associadas da APAT e representantes institucionais, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral cessante, António Dias, deu posse aos novos órgãos sociais, tendo o discurso do novo presidente da direção, Joaquim Pocinho, ficado marcado por um momento de homenagem àqueles que, durante vários anos, se dedicaram à evolução da associação.

«Não quero deixar de agradecer, enquanto novo presidente, o serviço pro bono, muitas vezes com sacrifícios pessoais e profissionais, que estes colegas prestaram aos associados», declarou Joaquim Pocinho, referindo-se às saídas definitivas de Rui Moreira (anterior Presidente do Conselho Fiscal) e de António Dias (anterior Presidente da Mesa da Assembleia Geral), de Anabela Guerreiro (que integrava o elenco diretivo) e à transição de Paulo Paiva, que, após presidir à associação durante 9 anos, ocupa agora o lugar de Presidente da Mesa da Assembleia Geral. O novo presidente da direção da APAT deixou ainda uma especial homenagem a Ana Cristina Pereira, vice-presidente entre 2018 e 2022, e cujo falecimento «deixou um grande vazio na direção da APAT».

Mais de duas décadas ao serviço da APAT: Joaquim Pocinho deixou sinceros elogios ao Presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral, que, também ele, havia já ocupado o cargo de Presidente da Direção. «São 21 anos ao serviço da APAT, 21 anos ao serviço do associativismo, um serviço cívico, inestimável, cujos frutos do seu trabalho continuarão para o futuro. Uma grande salva de palmas, ao António Dias, que fará sempre parte da grande família da APAT», vincou. Também Paulo Paiva foi elogiado pela sua contribuição à APAT: «São já dezoito anos ao serviço dos transitários de Portugal e continuará a prestar os seus inestimáveis serviços à comunidade transitária enquanto presidente da mesa da assembleia geral (...) deixa um legado indelével para o futuro da associação. Uma associação mais forte, mais moderna, mais próxima dos associados e da sociedade em geral; deixa uma associação sólida no seu património e influente junto da comunidade logística e da sociedade em geral», frisou.

Rui Moreira, que agora cessa funções, também foi alvo de homenagem pelos seus contributos durante 15 anos em prol da APAT, sendo caracterizado como um profissional «sempre disponível, atento e colaborativo»; Anabela Guerreiro, que integrou o elenco diretivo desde 2022 e que agora se prepara para abraçar novos desafios, «agiu sempre em função dos melhores  interesses da APAT e a sua opinião e ação, pertinente e útil, foi de grande utilidade e valor», sendo uma «vice-presidente muito presente e muito interessada» nas questões da APAT. Todos os nomes foram alvo de uma grande salva de palmas, mas a mais efusiva homenagem ficou reservada para Ana Cristina Pereira, com a plateia a aplaudir intensamente a memória da antiga vice-presidente da APAT, falecida em 2022.

«A Ana Cristina Pereira deixou-nos há dois anos. Quando faleceu deixou um grande vazio na direção da APAT. A Ana Cristina Pereira era de uma generosidade e entrega ao serviço associativo impressionantes; foi uma grande amiga, uma grande senhora», declarou Joaquim Pocinho, perante uma plateia que, de forma unânime, se associou à sentida celebração da memória de Ana Cristina Pereira.

Ajude-nos a crescer