X




X

APAT focada na criação de uma Comunidade de Logística Ferroviária

19 Abr
A APAT encontra-se focada na criação de uma Comunidade de Logística Ferroviária - a iniciativa foi revelada, em primeirão mão, pelo presidente da direção, Joaquim Pocinho, aquando do seu discurso de tomada de posse, no dia 9 de Abril, em Matosinhos. Este será um dos desígnios deste arranque de mandato, também reforçado pelo presidente executivo, António Nabo Martins, em recente entrevista.

Impulsionar o transporte ferroviário é «prioridade»

A criação deste organismo visa, explicou António Nabo Martins à Supply Chain Magazine, reunir os agentes deste ecossistema com o propósito de ultrapassar os principais entraves, nacionais e internacionais, que perigam a competitividade da ferrovia. Para o presidente executivo, urge entender quais os obstáculos que atrasam este setor e atuar sobre eles, em concertação com a tutela. «Já percebemos a intenção de avaliar o impacto da taxa de uso. Há que perceber que outros aspetos obstaculizam o seu crescimento», disse.

Para António Nabo Martins, tópicos como a segurança, processos administrativos, infraestrutura, investimentos e políticas europeias, não estão, em Portugal, a acompanhar o ritmo de implementação de outros países. Na perspetiva da APAT, frisou o responsável, não há dúvidas: impulsionar o transporte ferroviário de mercadorias é uma «prioridade» e torna-se urgente, não só dar seguimento aos investimento infraestruturais do programa 'Ferrovia 2020', como também analisar novas formas de agilizar este segmento de transporte.

 

Ajude-nos a crescer