Todos sabemos que a partilha ágil e articulada de informação será um dos mais fundacionais pilares do sistema logístico e comercial do futuro, seja em prol da competitividade, seja em prol da segurança. É neste contexto que surge o projeto eFTI4EU: uma cooperação de um consórcio pan-europeu de 23 parceiros, incluindo 9 Estados-Membros (aos quais se juntam 4 observadores), unidos na sua visão de preparar o caminho para a realização de uma implementação harmonizada para a arquitetura da informação eletrónica associada ao transporte de mercadorias.
O objetivo do projeto, coordenado pela Estónia com a cooperação da Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Itália, Lituânia e Portugal (ao quais se juntam, como observadores, Espanha, Irlanda, Países Baixos e a plataforma Inland Navigation Europe), é criar uma abordagem unificada para o funcionamento dos eFTI Gates e implementar uma arquitetura de referência para o intercâmbio de dados logísticos e de transporte, que será testada através de uma série de casos piloto (tanto a nível nacional como transfronteiriço) nos 9 Estados-Membros.
O eFTI4EU é o primeiro projeto que concretiza o Regulamento (UE) 2020/1056 (eFTI). Com uma duração de 36 meses, aborda a necessidade de criar uma rede eficiente de transporte de mercadorias e logística, reforçando assim o crescimento económico e a competitividade da União Europeia e melhorando o funcionamento do mercado interno e a coesão social e económica de todas as regiões, através do apoio à adoção de documentos de transporte digitalizados e de uma administração sem papel.