A ferrovia está na ordem do dia em Portugal, na sequência da oficialização do apoio estatal que será concedido aos operadores do setor. Serão nove milhões de euros anuais alocados a este mercado, perfazendo o pacote de auxílio o valor total de 45 milhões de euros. Na sequência do anúncio, o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, frisou que o transporte ferroviário de mercadorias «é central para uma estratégia de logística nacional».
Trata-se, realçou o governante, de um setor que «tem sido deixado para trás» mas que, aos olhos do atual Executivo, possui «muita importância». Segundo Miguel Pinto Luz, o Executivo está «focado em promover o seu crescimento e robustez». Também Cristina Pinto Dias, Secretária de Estado da Mobilidade, se debruçou sobre o dossier da ferrovia, lembrando que este apoio, trabalhado com a Comissão Europeia e o IMT, «traduz os custos externos evitados, como emissões de gases com efeito de estufa, congestionamento e acidentes, pelo modo ferroviário face ao modo rodoviário».
Recorde-se que este pacote de apoio estatal (9 milhões por ano até 2029), reivindicado há muita pelas operadoras ferroviárias, obteve recentemente luz verde por banda da Comissão Europeia e tem como objetivo primordial incentivar a transferência do transporte rodoviário de mercadorias para a ferrovia, visando um modelo menos poluente. «O objetivo do regime é promover a transferência modal do transporte de mercadorias para o caminho-de-ferro, que é um modo de transporte mais ecológico», referiu, em documento oficial, o Executivo Comunitário.