À atenção do universo logístico: a leitura remota do tacógrafo é agora obrigatória em toda a União Europeia, à boleia da utilização do novo equipamento Dedicated Short-Range Communications (DSRC), que todos os Estados-Membros estão obrigados a implementar.
Esta tecnologia permite que os tacógrafos sejam verificados à distância, reforçando assim a aplicação da regulamentação relativa ao tempo de condução em toda a Europa. Vários países, incluindo a Bélgica, a Alemanha, a Polónia e a França, já utilizam este equipamento há algum tempo. No entanto, nem todos os países que integram a União Europeia o implementaram ainda na totalidade.
Com a introdução desta regulamentação em território comunitário, garante-se que todas as autoridades de inspeção europeias passam a possuir scanners DSRC. Estes dispositivos permitem que os inspectores verifiquem, remotamente, se um condutor possui o cartão de condutor correto no tacógrafo, detectem quaisquer tentativas de adulteração de dados e identifiquem mensagens de erro - todas estas situações indicativas de fraude no tacógrafo. Os dados recolhidos permitem aos inspectores pré-selecionar os veículos para uma inspeção posterior, assegurando que apenas os veículos com potenciais violações são parados.
Com a versão mais recente do tacógrafo, o
Smart Tacho 2.0, os inspectores podem agora aceder a dados detalhados sobre os tempos de condução actuais e passados de um condutor, incluindo o tempo decorrido desde a última pausa de 45 minutos, o tempo de condução mais longo da semana em curso e o tempo total de condução nas últimas duas semanas. Estes dados aumentam significativamente a capacidade de controlo do cumprimento da regulamentação relativa aos tempos de condução e melhoram a segurança rodoviária em todo o território da União Europeia.