A Associação dos Transitários de Portugal (
APAT) marcou presença, no passado dia 17 de Setembro, na cerimónia de inauguração da expansão do terminal da DHL Express no
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. A concretização desta nova infraestrutura marca um «compromisso» com valores como a «Inovação», a «Sustentabilidade» e o «crescimento económico no Norte de Portugal», afirmou José Reis,
managing director da
DHL Express Portugal.
O evento, que juntou um segmento de discursos a uma visita guiada pelas novas instalações, contou com a presença da Responsável Regional Norte da APAT, Inês Simões Carneiro. A companhia, que detém operações em Portugal há 42 anos, conta atualmente com 12 instalações e 9 centros operacionais em território português, com proeminentes clientes dos setores Automóvel, Moda e Consumo, exportando, maioritariamente, para Alemanha, EUA e França.
A abertura da cerimónia ficou a cargo de António Silva Tiago, Presidente da Câmara da Maia e também com o discurso de Julia Monar, embaixadora da República Federal da Alemanha em Portugal, que destacou as vantagens do investimento em Portugal (trunfos competitivos como a competência dos profissionais, as inúmeras fontes de energias renováveis, a segurança e qualidade de vida foram enaltecidos), cada vez mais procurado pelas empresas alemãs. 26 mil milhões de euros e cerca de 80.000 postos de trabalho: números que refletem a riqueza gerada em Portugal pelas empresas alemãs.
«A inauguração deste novo terminal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, marca um importante marco para a DHL em Portugal. É um compromisso renovado com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento económico no Norte de Portugal», declarou José Reis, managing director da DHL Express Portugal. As novas instalações foram projetadas para cumprir os desígnios da Descarbonização, apostando, por exemplo, em painéis fotovoltaicos e recorrendo a iluminação com horários programados ou sensores de movimento. A aposta em veículos eletrificados é outro dos exemplos.
Caracterizando a DHL como «pro trade» e fomentadora do Comércio Global, Mike Parra, que ocupa o cargo de CEO da DHL Express Europa, vincou que Portugal tem sido um dos países de melhor desempenho na Europa em termos de crescimento económico nos últimos anos, impulsionado pelo aumento das exportações portuguesas. Para o responsável, a companhia está totalmente comprometida em viabilizar o desenvolvimento comercial do país a longo prazo.
A APAT agradece a gentileza do convite para estar presente nesta cerimónia, realçando a cortesia institucional dedicada à representante da associação.