Foi no passado dia 12 de Dezembro que a
APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A foi palco do evento 'NEXUS International Conference: DGTMP2024', que contou com o contributo da empresa tecnológica Devlop (que integra a
NEXUS AGENDA) e com suporte de entidades da área do Ensino, como o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Évora, a Universidade de Aveiro ou a Universidade de Coimbra.
Este evento serviu, primordialmente, para abordar e analisar o tema 'Digital and Green Transition in Maritime Ports: Trends and Challenges', reunindo, para tal, diversos reputados oradores internacionais que debateram os progressos, investigações, metodologias e as tendências mais marcantes nas áreas da logística digital e da mobilidade sustentável nos portos marítimos. O processo de transição afigura-se exigente e torna-se essencial enquadrar os desafios e as respetivas respostas estratégicas para que o setor possa não perder eficiência à medida que adopta as transformações exigidas.
A logística digital fornece ferramentas para otimizar processos, reduzir os custos e melhorar a rastreabilidade das mercadorias. Da automatização de armazéns à gestão inteligente de terminais, a digitalização está a transformar a cadeia de abastecimento e a permitir uma maior agilidade nos portos. Por outro lado, a mobilidade sustentável e a transição ecológica tornaram-se uma prioridade incontornável. A eletrificação dos portos, a transição energética, a substituição de combustíveis e a redução das emissões são essenciais para garantir um futuro mais limpo e resiliente.
Com enfoque na reconfiguração transversal das infraestruturas portuárias, o '
NEXUS International Conference: DGTMP2024' explorou as mais recentes tecnologias e estratégias que têm, nos dias que correm, o condão de revolucionar a gestão e a operação dos portos, promovendo uma atividade portuária cada vez mais eficiente e competitiva.
Recorde-se que o projeto NEXUS foi igualmente debatido e escalpelizado durante o 'Dia do Transitário 2024': um evento APAT (realizado no dia 25 de Outubro) subjacente ao tema 'O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária'.
Por valorizar a temática e entender que a Digitalização é um fenómeno já estruturante da Logística dos nossos dias e um peça fulcral do puzzle do futuro do setor, a APAT convidou Cláudio Pinto (APS) para integrar a mesa-redonda do 'Dia do Transitario', precisamente para expor o projeto e dar a conhecer as suas valências e objetivos. O representante do Porto de Sines no evento da APAT apresentou a iniciativa perante a plateia, tendo, posteriormente, integrado o debate sobre o impacto da Digitalização no setor logístico.