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Porto da Figueira da Foz dá «passo decisivo» para se tornar mais competitivo

29 Jan
O Porto da Figueira da Foz concretizou mais um «passo decisivo» na sua evolução, com a assinatura, no passado dia 24 de Janeiro, do Auto de Consignação da Empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas Portuárias. A cerimónia contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e do Presidente do Conselho de Administração da APFF, Eduardo Feio.
 
 
A obra foi adjudicada à Mota-Engil e representa um investimento de cerca de 22 milhões de euros, visando «modernizar as infraestruturas portuárias e a aumentar a capacidade do porto para receber navios de maior porte», adiantou a administração portuária, após a assinatura do auto de consignação. «Este projeto é essencial para acompanhar a crescente dimensão dos navios que operam no mercado internacional e para consolidar a posição do Porto da Figueira da Foz como um hub estratégico no comércio marítimo», completou a administração do Porto da Figueira da Foz.
 

Um Investimento Estruturante e Sustentável

De acordo com as informações avançadas pela administração portuária, o financiamento da empreitada ficará dividido entre várias fontes: 9,1 milhões de euros serão provenientes do programa 'Sustentabilidade 2030', enquanto 4,4 milhões serão garantidos por empresas como a Celbi, a Operfoz, a Navigator e a operadora de terminais Yilport. Os restantes 8,4 milhões de euros serão disponibilizados pela própria administração do Porto da Figueira da Foz. O projeto inclui o aprofundamento do canal de navegação e o alargamento do cais de acostagem, permitindo.

Com estas intervenções, explicou ainda a APFF, será possível impulsionar o porto para novos patamares de eficiência e competitividade. A recepção de navios de maior tonelagem, o aumento da capacidade operacional do porto e a atração de novos investimentos e oportunidades de negócio serão benefícios claros que tornarão o porto mais apto a competir por tráfegos. A obra será executada por fases e tem conclusão prevista para 2026, contribuindo de forma significativa para a internacionalização e competitividade do Porto da Figueira da Foz.


 
 

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