X




X

Empack e Logistics & Automation Porto 2025

12 Fev
​A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 reunirá em Matosinhos, de 9 a 10 de abril, mais de 70 dos mais representativos players nacionais da fileira. 
Tome nota na sua agenda e prepare-se para mais uma edição da famosa Empack e Logistics & Automation Porto, que terá lugar no pavilhão 6 da Exponor - Feira Internacional do Porto, nos dias 9 e 10 de Abril. Embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas com cada vez mais materiais ecológicos -, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no setor e este evento será a forma ideal de ficar a par de todas as novidades ao mesmo tempo que lhe dá acesso a um networking de qualidade.

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) associa-se a este evento e apoia, mais uma vez, esta importante iniciativa que também interessa às empresas transitárias. Recorde-se que, em 2024, a APAT participou numa das mesas redondas do evento, subjacente ao tema 'Transitários: Peças-chave no Futuro do Transporte de Mercadorias', no qual foi analisado o papel do Transitário na evolução do ecossistema logístico. Em 2025, a parceria volta ao ativo! «O esforço organizativo da 9.ª edição está já em marcha, com a certeza de que as configurações da embalagem e da logística do futuro ganham contornos – e montra – no evento, uma mostra de eleição de materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain da fileira», vinca a organização.


Dois eventos num único espaço que transformam a única cimeira nacional para os segmentos da embalagem, intralogística, logística e transporte, numa plataforma industrial potenciadora de inovação, negócios e muito networking

Empack e Logistics & Automation Porto dá expressão a uma atividade de importância nuclear em toda a cadeia de consumo. A começar pela base, a embalagem. Segundo os dados mais recentes, emanados da Comissão Europeia, cada cidadão português terá sido responsável pelo consumo de mais de 177 kg de embalagens (papel, cartão, plástico, vidro, madeira, metal e outros materiais) ao passo que cada residente na União Europeia (UE) terá estado na origem produtiva de pelo menos 189 kg de packaging (números fechados de 2021). O que significa crescimentos superiores a 20% em 10 anos.
Já a rede industrial e logística propriamente dita terá crescido em Portugal cerca de 31%, em termos de área, de acordo com estimativas setoriais recentes.
A feira pretende espelhar na EXPONOR o crescimento desta atividade económica, quer a montante quer a jusante. O que equivale a dizer incrementar o número de expositores – mais de 70 na última edição (número que a presente edição já praticamente alcançou) – e o índice de visitação: foram mais de três mil os decisores e profissionais (líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem, e também gestores) a visitar o certame de 2024.
Torsa, Euskopack, TGW, Rajá, FDI Quality, Ribawood, Anflor, Store & Go, NC Solutions, Panelchock, Signode, Craemer e Forankra são apenas algumas das novas empresas expositoras que também garantiram lugar na Empack e Logistics & Automation Porto 2025, cujas inscrições ainda estão a decorrer.
“Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Fatores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do setor e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento”, sublinha Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.

Para permitir, precisamente, um vislumbre das mudanças em curso no aparato setorial instalado, e representado neste evento, a Organização delineou pequenas visitas guiadas (Innovation Tours) para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores.
“Não se percebe, porque é muitas vezes um trabalho de bastidores, mas os operadores logísticos portugueses têm nos últimos anos investido muitos recursos em planeamento, infraestruturas, tecnologia, automação e digitalização, para estarem em par com a concorrência internacional e acompanharem as oportunidades que se colocam, por exemplo, no mercado ibérico”, enfatiza o mesmo responsável da Easyfairs.
Uma realidade que assomará igualmente ao alargado programa de debates e conferências que, com foco no crescimento do setor, complementa a exposição, com dois espaços por onde passarão a partilha de conhecimento, experiências e casos de estudo, graças ao contributo de vários especialistas e players setoriais (cerca de 30).

 

Ajude-nos a crescer