X




X

FIATA

13 Mar
A FIATA aproxima-se do seu centenário e, enquanto entidade agregadora do setor transitário e logístico, continua a ser um elemento de extrema importância no panorama global. Fundada na cidade austríaca de Viena, no ano de 1926, a federação internacional nasceu com o propósito de defender os interesses dos Transitários espalhados por todo o mundo e articular estratégias capazes de fomentar o desenvolvimento do negócio logístico, em concertação com todos os elos das cadeias de abastecimento. 


A FIATA está ativamente envolvida com as principais organizações internacionais relacionadas com a Organização Mundial do Comércio, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais, organizações de transportes, parceiros globais e governos para promover e proteger os interesses do setor.
 
A APAT é membro de longa data do Air Freight Institute da FIATA e do IATA-FIATA Consultative Council, órgão consultivo que reúne anualmente e emite recomendações sobre as Resoluções IATA que regulam o Programa de Carga Aérea e têm impacto direto na atividade dos agentes de carga. Neste âmbito, a APAT está diretamente envolvida nas tentativas de modernização do programa de carga aérea.
 
No âmbito da carga aérea, a APAT tem ainda assento no European Air Cargo Programme Joint Council, onde são debatidas as questões relativas à região da Europa.
 
Esta ligação próxima permite à APAT defender, em primeira linha, os interesses dos associados e do setor, acompanhar o desenvolvimento dos assuntos mais prementes na carga aérea e veicular informação adequada aos associados.
 
Mais recentemente, a APAT integrou o FIATA Logistics Institute e, mais concretamente, os grupos de trabalho responsáveis pela validação e revalidação do FIATA Diploma e do Young Logistics Professional Award.
 
A APAT integra ainda o Advisory Body on Legal Matters, órgão consultivo da FIATA, que dá apoio jurídico aos restantes institutos da FIATA e cujo trabalho mais expressivo se traduz na elaboração de guias práticos para os associados, como os Guias relativos à Carga Abandonada, à Cibersegurança, entre outros.



A FIATA é uma fonte de referência sobre as políticas e regulamentos internacionais que regem o sector da expedição de mercadorias e da logística. A FIATA trabalha a nível internacional para representar os prestadores de serviços que operam na logística comercial e na gestão da cadeia de abastecimento. Através dos seus documentos e formulários FIATA, da digitalização dos principais documentos comerciais, do congresso anual e da reunião da sede, da formação e das publicações, promove a facilitação do comércio e as melhores práticas entre a comunidade dos transitários.
 
A FIATA está empenhada em representar os interesses dos seus membros, envolvendo-se ativamente com a Organização Mundial do Comércio, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais, organizações de transportes, parceiros globais e governos para promover e proteger os interesses da indústria.
 

Ajude-nos a crescer