X




X

«É determinante para Portugal recuperar o atraso na ferrovia»

13 Mar
Na sequência da aprovação do Plano Ferroviário Nacional (matéria que pode ler aqui), o ainda Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, abordou a prioridade dada ao investimento ferroviário e lembrou que Portugal não pode voltar a negligenciar este meio de transporte. 

Através deste plano ferroviário, o Executivo vinca assim a sua aposta estratégica nas «ligações em alta velocidade que na recente cimeira com Espanha combinámos explorar, seja a ligação pelo Norte, seja a ligação pelo Algarve em alta velocidade, e outras ligações ferroviárias que o país deve planear e desenvolver no longo prazo», como havia explicado, na passada Segunda-feira (dia 10), Leitão Amaro, Ministro da Presidência.
 
«É determinante para Portugal recuperar o atraso na ferrovia. Definir prioridades e apostar na modernização ferroviária é um processo complexo que se arrasta há anos e que temos de ter a coragem de prosseguir se queremos honrar os compromissos internacionais e, acima de tudo, os compromissos com os portugueses», afirmou, após o anúncio oficial da aprovação do Plano, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, naquela que poderá ser uma das suas últimas intervenções enquanto líder da pasta das Infraestruturas: recorde-se que a dissolução da Assembleia está para breve.
 
Trata-se assim de enfatizar a importância destas ligações dentro daquele que é o Plano Ferroviário Nacional (PFN), atendendo também ao frutífero diálogo com entidades internacionais, nomeadamente com o Governo espanhol, em linha do que ficou estabelecido na XXXV Cimeira Luso-Espanhola.

Ajude-nos a crescer