X




X

Prio e Porto de Aveiro em operação recorde no Terminal de Granéis Liquidos

14 Nov
Novo recorde no Porto de Aveiro: a infraestrutura portuária, reconhecida pela sua versatildade operacional, voltou a atingir novos máximos com a chegada do navio 'Karen Maersk', ocorrida no passado dia 12 de Novembro. Transportando, com destino à Prio, perto de 24 mil toneladas de combustível, o navio de 184 metros de comprimento e 28 de boca (largura) ajudou o porto aveirense a fixar um novo registo histórico.
 
O 'Karen Maersk' chegou à Ponte Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro e tornou-se o maior navio de sempre a escalar o terminal. Carregava combustível proveniente do Médio Oriente e cujo destino era a Prio, que, recorde-se, detém operação instalada no Terminal de Granéis Líquidos do porto aveirense. O 'Karen Maersk' prosseguiu o seu rumo no dia 14, com direção a Roterdão (Países Baixos).
 
Em reação a este novo registo recordista, a administração do Porto de Aveiro salientou que o episódio «demonstra a capacidade operacional e a competitividade do Terminal de Granéis Líquidos», lembrando que, em 2024, a infraestrutura havia sido alvo de trabalhos de melhoria de acessos - algo que permitiu este novo recorde. Foram substituídas as defensas e cabeços de amarração da Ponte Cais 26, «com o objetivo de dotar esta infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40 mil toneladas de deslocamento». 
 

Ajude-nos a crescer