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IP APONTA CINCO POSSÍVEIS ALTERNATIVAS AO TERMINAL DA BOBADELA

05 Abr

Castanheira do Ribatejo, Carregado, Rio Maior, Barreiro e Poceirão são as cinco possíveis localizações apontadas pela Infraestruturas de Portugal (IP) para substituir, a partir de 2026, o atual Terminal de Contentores da Bobadela, segundo avançou uma fonte da empresa à Lusa.

De acordo com a mesma fonte, está a ser feita uma “análise de viabilidade de algumas soluções técnicas” e ainda uma recolha de “contributos ou propostas de outras localizações que possam fazer sentido”.
 
Embora a deslocalização só se concretize definitivamente em 2026, face ao acordado em abril do ano passado, o Complexo Logístico da Bobadela vai sofrer obras de adaptação para acabar com dois dos três terminais existentes, concentrando a atividade neste último. “O projeto de adaptação do Parque Norte engloba a construção de três novos edifícios para apoio à operação no terminal”, aponta ainda a IP, um investimento que representa 8,2 milhões de euros.
 
“Foi determinado centralizar toda a atividade logística dos três terminais existentes no denominado Terminal Norte, garantindo uma solução com capacidade operacional, que dê resposta às necessidades dos operadores ferroviários e do mercado”, reforça à fonte, tendo como objetivo a desocupação definitiva da zona sul do complexo.
 
Este projeto de adaptação do Terminal Norte envolve a construção de três edifícios de apoio à operação “até à sua retirada total e definitiva”, avançando que essa intervenção ficará a cargo da Mota-Engil, com um prazo de 180 dias, com início após a concessão do visto prévio do Tribunal de Contas.
 
O Barreiro já tinha estado na mira deste tipo de infraestruturas, mas em 2020 o Governo desistiu do projeto, devido à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Um dos principais entraves era a dragagem de 7,5 milhões de metros cúbicos do fundo do Tejo, o que traria vários impactes negativos.
 
Fonte: Supply Chain Magazine
Fonte fotográfica: Supply Chain Magazine

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