X




X

Pós-graduações APAT/UPT e APAT/IPG Concluídas

12 Ago
Pós-Graduação em Direito dos Transportes de Mercadorias encerrou primeira edição
A sessão de encerramento da primeira edição da Pós-Graduação em Direito dos Transportes de Mercadorias, realizada ao abrigo da parceria estabelecida entre a Universidade Portucalense Infante D. Henrique e a APAT, decorreu no passado dia 27 de julho, nas instalações da Universidade.

O programa incluiu um painel dedicado ao tema “O Direito da Concorrência no setor do transporte marítimo” que, moderado pela Prof. Dra. Ana Amorim (Coordenadora da Pós-Graduação) contou com um quadro de oradores convidados de relevo: a Prof. Dra. Dora Resende Alves (Docente da Universidade Portucalense), a Dra. Ana de Miranda (Diretora do Gabinete Jurídico da AMT) e o Dr. Jorge Urbano Gomes (Advogado). O painel iniciou-se com um breve enquadramento histórico e jurídico, efetuado pela Prof. Dra. Dora Resende Alves. De seguida, a Dra. Ana de Miranda abordou a integração das cadeias logísticas e a multimodalidade sob uma perspetiva regulatória e jus concorrencial. Por fim, o Dr. Urbano Gomes, aportando uma visão mais prática decorrente da sua experiência profissional, efetuou o diagnóstico das principais problemáticas de cariz concorrencial a que se assiste atualmente no sector dos transportes de mercadorias, em geral, e na atividade transitária, em particular.

Em representação do quadro docente, estiveram ainda presentes a Dra. Marta Borges e o Dr. Luís Carmo.

No discurso de encerramento, a Prof. Dra. Manuela Magalhães (Diretora do Departamento de Direito da Universidade Portucalense) dirigiu algumas palavras de agradecimento à APAT, que esteve representada pelo Vice-Presidente Luís Paupério, pelo Presidente Executivo António Nabo Martins e pela Responsável Regional Norte Inês Simões Carneiro.

Depois foi tempo de convívio, num jantar que reuniu professores, alunos e representantes das entidades promotoras desta Pós-Graduação.

“Na qualidade de aluna da pós-graduação, gostaria de, antes de mais, agradecer à APAT pela iniciativa. Esta pós-graduação foi muito interessante e a aprendizagem ao longo da mesma foi uma constante. Tendo em consideração que a maioria dos alunos trabalham nesta área, a tarefa dos docentes foi mais complicada. No entanto, considero que corresponderam às expectativas. Considero que esta pós-graduação deveria ter continuidade, dado que efetivamente vem preencher uma lacuna no ensino da zona norte do país”.
Cristiana Nunes
 
“Felicito a Universidade Portucalense e a APAT pela excelente iniciativa desta Pós-Graduação, pois proporcionou-me o conhecimento de novas matérias e atualização de alguns conhecimentos, para melhor podermos todos contribuir para a melhoria do setor dos transportes de mercadorias. Um agradecimento especial a todo o corpo docente, constituído por especialistas certos em todos os temas abordados.”
Miguel Doellinger
 
“Não só recomento vivamente esta pós-graduação, como a sua revisitação. De facto, se há estrelas que brilham quando se tocam, foram inquestionavelmente os intervenientes nesta pós-graduação. Tenho por certo que os nossos docentes raramente terão encontrado equipa tão coesa, motivada, interveniente e assertiva como esta. E nós tivemos o privilégio de, entre nós, e na dinâmica com os nossos docentes, manter vivo o vulcão do querer saber, do ir mais além e do melhor atuar, que irão influenciar, não tenho qualquer dúvida, o desdobrar da nossa passadeira profissional. Somos, sem excesso de pronúncia, A Família dos Transportes. E assim continuemos. Um Grande Bem-Haja a todos, senhores Professores e meus Colegas.”
Vasco Vilar
 
Recomendo vivamente esta Pós-Graduação, uma vez que me permitiu adquirir e aprofundar conhecimentos na área dos transportes. Acresce o facto de ter um programa curricular abrangente.”
Sónia Garcia
 
“Esta pós-graduação revestiu-se de uma enorme importância na aprendizagem de novos conceitos e perspetivas, com matérias relevantes e cruciais para o mundo global em que vivemos, que se apoia na supply chain para crescer. O debate constante, a discussão frutífera sob vários pontos de vista, com um grupo de alunos oriundo de várias áreas do saber e um grupo docente de renome, faz desta pós-graduação uma referência no direito do transporte de mercadorias. No meu caso em particular, dotou-me de um conhecimento ímpar que, aliado à vertente empírica já adquirida, permitir-me-á acrescentar valor no meu quotidiano profissional, através de um aconselhamento ainda mais sustentado aos clientes e parceiros.”
Miguel Ferreira
 
“A pós-graduação foi uma experiência bastante enriquecedora e gratificante. Foi fundamental para adquirir novos conhecimentos numa área tão abrangente como é a dos transportes. A diversidade, a partilha de conhecimentos e experiências de todos os colegas ao longo das aulas tornou toda a essência do curso ainda mais interessante e surpreendente. Recomendo vivamente, aos iniciantes e também aos mais experientes na área dos transportes, esta pós-graduação, que sem dúvida irá trazer um enorme leque de conhecimentos para a vida profissional. Agradeço o excelente trabalho de todos os intervenientes que nos proporcionaram esta fantástica e enriquecedora experiência.”
Andreia Faria
 
“Um misto de conteúdos práticos e teóricos que nos elevam a gestão do dia-a-dia, quer na solução de problemas, quer na antecipação de outros. Uma formação que visa dotar os participantes de ferramentas e conhecimentos que permitem melhorar a resposta a problemas práticos da nossa atividade, e em alguns casos até evitá-los com proteção legal.”
José Ferreira
 
“Foi uma jornada intensa a analisar diversos temas focados em matérias extremamente importantes, interessantes e atuais. Queria dar os meus parabéns a todos os envolvidos nesta 1.ª edição da PG. À APAT por desafiar a UPT, à UPT por aceitar o desafio e pela organização excelente. Foi um sucesso! Agradeço especialmente a todo o corpo docente pela qualidade e clareza das suas intervenções e extrema solicitude. Foram aulas teórico-práticas pela partilha das experiências dos docentes e de todos os colegas da PG, as quais foram muito enriquecedoras. Muito obrigado e votos de sucesso contínuo!”
Henrique Sousa
 
 
Pós-graduação em Logística do IP Guarda
 
Terminou a primeira edição da Pós-graduação em Logística para Profissionais e Executivos
promovida pelo Instituto Politécnico da Guarda, a que a APAT se associou desde a primeira hora. Para fechar com “chave de ouro” a iniciativa – inédita a vários títulos, e desde logo por acontecer na Guarda – nada melhor do que um Jantar de convívio, que reuniu professores, alunos e demais intervenientes no processo.

A APAT não podia faltar e esteve representada pelo Presidente Executivo, António
Nabo Martins
 
“Neste intenso, agradável e por vezes conturbado processo, vários são os agradecimentos a fazer. Ao IPG, o meu agradecimento pela oportunidade de realizar mais um desafio. A todos os Formadores, agradeço pela orientação, compreensão e apoio ao longo dos módulos. A todos os colegas de estudo, pela forma amável e prestável com que se prontificaram a ajudar e a participar em todas as tarefas. Termino mais um ciclo repleto de conhecimento, de aventura, muita dedicação e, principalmente, muita partilha.
Foi o início de uma aventura que não terá fim, pois percebi que não se trata do “Mundo da Logística,” mas sim do “Universo da Logística!” “.
Filipa Penso
 
“Quero começar por parabenizar o IPG e todas as empresas envolvidas nesta pós-graduação, em especial a COFICAB, por esta excelente iniciativa. Mostra a vontade de desenvolver o Interior, formando novos profissionais, nesta altura em que a Guarda vai ter o próximo “Porto Seco”. Nesta pós-graduação, a partilha de experiências foi o principal, onde aprendemos com formadores excelentes no ramo da Logística. É um curso que nos permite aprofundar os conhecimentos da Supply Chain, tendo em consideração todos os intervenientes e processos
envolvidos. A nível pessoal, espero aprender e crescer ainda mais, partilhar e pôr em prática, numa visão de melhoria continua. Obrigado.”
Frederico Videira
 
“Esta pós-graduação foi a oportunidade de aprender novas terminologias e ficar mais atenta às novas tendências, o que me irá ajudar no próximo desafio profissional. Aprendemos o essencial
para sermos capazes de competir no mercado global.”
Emília Madruga
 
“A escolha desta Pós-Graduação esteve relacionada com as minhas funções no contexto profissional atual, porque considero que é uma mais valia ter presente a fundamentação teórica aliada ao contexto de trabalho onde estamos.
Além de adquirir conhecimentos teóricos, foi muito enriquecedor contactar com diferentes pessoas, de diferentes áreas e com diferentes perspetivas, o que permitiu uma grande troca de ideias e convicções - para mim, foi uma das partes mais ricas do Curso. Os professores são ótimos, com qualidade comprovada e o Curso possui uma componente prática (trabalhos de grupo fundamentais e visitas de estudo enriquecedoras), aliada à teórica, que achei bastante interessante. Considero esta Pós-Graduação uma experiência única e recompensadora que recomendo a todos aqueles que pretendam aprofundar a sua formação e conhecimentos na área da Logística. Obrigada!”
Sara Gabriel

Ajude-nos a crescer