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Integração vertical de pernas para o ar: investimento da Maersk tarda em resultar

17 Ago
Estará a estratégia de integração vertical da gigante nórdica Maersk a surtir os efeitos desejados? Para a Linerlytica, não. 
Estará a estratégia de integração vertical da gigante nórdica Maersk a surtir os efeitos desejados?

A pergunta ecoa, por enquanto, no silêncio da ausência de respostas contundentes, mas, dados preliminares, analisados pela analista de logística marítima Linerlytica, levantam, por agora, incertezas pertinentes. Certo é que, no presente, os números não dão razão às premissas através das quais o grupo dinamarquês vem baseando a sua estratégia de mercado.

Integração vertical: um investimento oneroso que não atinge as expectativas

Na sequência da apresentação dos resultados da Maersk referentes ao segundo trimestre de 2023, a Linerlytica analisou os números e chegou à conclusão de que o desinvestimento no Shipping e o simultâneo (e massivo) investimento na vertente de logística terrestre não estão a ir ao encontro das expectativas, revelando-se esta orientação pouco rentável.

Ao abdicar de manter a sua quota de mercado - no shipping contentorizado - nos 18%, a Maersk abriu mão de cerca de 4 mil milhões de dólares de lucros, montante que preservaria caso não descesse aos 15,5% atuais, explica a consultora.  Mesmo assim, indica a Linerlytica, o segmento ‘Ocean’ garantiu um retorno do capital investido de 4,1%, revelando-se bem mais profícuo que a área de Logística, alvo de um colossal investimento de quase 10 mil milhões de dólares nos últimos três anos, e que resultou em um EBIT bem menos apelativo, na ordem dos 115 milhões de dólares (retorno de capital investido situando-se nos 1,4%).

Para a Linerlytica, a conclusão é clara: a política de sucessivas integrações verticais, levando a Maersk para o domínio da logística em terra, «falhou sistematicamente» e não atingiu o que havia sido projetado, gerando «ganhos demasiado curtos para os custos do capital», vinca a consultora no seu mais recente relatório. Recorde-se que Maersk apresentou um volume de receitas de 13 mil milhões de dólares durante o segundo trimestre de 2023 (contra os 21,7 milhões fixados no mesmo período de 2022), com um resultado líquido de 1,5 mil milhões de dólares, a léguas dos 8,6% obtidos na mesma janela temporal de 2022.

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