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Terceira Travessia do Tejo: Executivo aponta para 2034

16 Mai


A apresentação não deixou de lado o transporte ferroviário. O Governo abraça o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), apresentado por António Costa e aprovado na Assembleia da República, e coloca uma data na Terceira Travessia do Tejo: 2034.
É já em 2025 que a linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid dá o primeiro passo, com a entrada em serviço do troço entre Évora e Elvas – que reduz o tempo de percurso entre capitais para as 6 horas.
Para uma redução maior, é necessário ligar Lisboa a Évora. Isso inclui a Terceira Travessia do Tejo, entre Chelas e o Barreiro, que corta 30 minutos aos atuais percursos de comboio em toda a região. O PNI 2030 definiu a “retoma dos estudos de viabilidade” da nova ponte, e a Infraestruturas de Portugal já começou esse processo em abril, com um despacho para repartir por dois anos os encargos para a atualização do estudo prévio.
Agora o Governo anuncia a “antecipação da conclusão da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, incluindo a Terceira Travessia do Tejo”, com um “novo modelo de gestão” que inclua as três pontes.
Além disso e da conclusão dos estudos, os próximos passos incluem a assinatura, com Espanha e a Comissão Europeia, de uma "decisão de implementação" sobre a linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, a submissão dos estudos ambientais do troço Lisboa - Poceirão - Évora da linha de alta velocidade (incluindo a nova ponte) e a constituição de um grupo de trabalho para analisar as acessibilidades ao novo aeroporto.
 

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