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​Cargo Start: Exponenciar a conetividade digital na carga aérea

25 Set
O setor da Carga Aérea continua a fazer progressos sob as asas da Transformação Digital e da desmaterialização de processos – uma realidade inevitável, e, cada vez, mais, inadiável: falhar a descolagem será, para operadores e transitários, um atraso para o qual não restará solução. Na última década, a revolução digital tomou conta deste segmento logístico, rumo a maiores índices de eficiência e transparência, articulação transversal entre players e uma comunicação mais ágil, dinâmica e fidedigna. Torna-se essencial acompanhar a evolução destes parâmetros para que a competitividade das empresas não sofra – as companhias aéreas vão, aos poucos, apertando a exigência, assim aumentando os critérios de parceria e interação.
 
Ciente deste contexto, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) tem-se multiplicado em esforços para encontrar sinergias capazes de aportar valor à operação dos seus associados, e, numa perspetiva mais panorâmica, de fomentar o progresso deste setor, absolutamente crucial para a Logística global e para o Comércio Internacional. Tal desiderato arrancou em 2023, com a criação da Fórum Nacional de Carga Aérea (FNCA), e, em 2024, com uma séries de reuniões de trabalho com as entidades que tutelam o setor, com vista à defesa dos interesses dos Transitários envolvidos no processo de carga aérea, alertando, sempre, para a necessidade de um plano infraestrutural de índole nacional que permita o crescimento desta atividade e da evolução de Portugal enquanto interface logístico de referência, dada a sua geografia privilegiada.

Em 2025, a APAT encetou conversações com plataformas digitais ligadas à Carga Aérea, no sentido de impulsionar a adopção da Digitalização por parte dos Transitários: um dos pilares do futuro da Logística, e, portanto, absolutamente estruturante para a evolução do negócio numa era cada vez mais desmaterializada, dinâmica e, até, imprevisível, na qual as decisões têm de ser adaptadas a cada cliente e situação específica. A qualidade dos dados é, atualmente, um dos maiores trunfos – a APAT acredita que a adopção de ecossistemas digitais será crucial para a competitividade das empresas, ainda para mais no contexto aéreo, onde a IATA tem redobrado os esforços para intensificar este ímpeto, aumentando assim a exigência da compliance. Surgiu, assim, a parceria entre a APAT e a empresa italiana CargoStart, que conta já com 30 anos de experiência no setor.
 
Com as suas soluções Cargo Gate, Handler Gate, Star Tracking e Carbon Care, a companhia italiana, com sede em Roma, cobre todas as áreas do processo logístico, transportando as empresas para o ecossistema digital e harmonizando as suas operações com as diretrizes internacionais.

Cargo Gate: Uma espinha dorsal digital para a carga aérea

À medida que o sector da logística continua a sua transformação digital, a Cargo Start na vanguarda com o Cargo Gate - um poderoso Cargo Community System (CCS) concebido para simplificar a comunicação e a troca de dados entre operadores logísticos e transportadores de carga aérea.
Apoiada pelo Circle Group, a Cargo Start construiu uma reputação de fornecer soluções digitais de ponta que aumentam a visibilidade, a eficiência e a sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento de carga aérea. O Cargo Gate é a espinha dorsal desta visão, permitindo a troca eletrónica de mensagens em conformidade com as normas internacionais, tais como IATA e-AWB, e-Freight e e-CSD.

«No atual panorama logístico, a qualidade dos dados é tudo», afirma Emanuele Vurchio, Diretor Geral da Cargo Start. «O Cargo Gate garante que cada mensagem trocada seja precisa, oportuna e acionável - ajudando nossos clientes a reduzir erros, evitar penalidades e tomar decisões mais inteligentes», acrescenta o responsável.

O que é o Cargo Gate?

O Cargo Gate é uma plataforma escalável e compatível com os padrões que facilita a comunicação perfeita entre agentes de carga, companhias aéreas e outras partes interessadas em logística. Suporta uma ampla gama de tipos de mensagens, incluindo:
  • MAWB/HAWB (FWB/FHL) para dados de carta de porte aéreo
  • FMA/FNA/FSU para atualizações do estado do voo
  • Formatos Cargo IMP, Cargo XML e EDIFACT
  • A plataforma não apenas transmite e encaminha mensagens, mas também transforma formatos, rastreia o status das mensagens e gera painéis de controle e relatórios - tudo em tempo real.
  • Principais benefícios do Cargo Gate
  • O Cargo Gate é mais do que apenas um hub de mensagens. Ele oferece benefícios tangíveis que melhoram o desempenho operacional e reduzem os custos:
  • Elimina o papel dos processos operacionais, apoiando os objetivos de sustentabilidade.
  • Reduz os erros e o tempo de processamento, melhorando a precisão dos dados e a eficiência do fluxo de trabalho.
  • Evita penalizações das transportadoras por fluxos eletrónicos em falta ou incorretos.
  • Contribui para a iniciativa ‘100% e-AWB’ da IATA, promovendo a adoção digital global.
  • Aumenta a satisfação do cliente através de dados fiáveis e de alta qualidade.
  • Gera economias de escala, otimizando os processos organizacionais.

Adoção generalizada e fácil integração

Com 80% dos operadores de carga aérea em Itália já ligados através da Cargo Gate, a plataforma já deu provas do seu valor e escalabilidade. Pode ser integrada através de protocolos de transmissão comuns ou acedida através de uma interface Web, o que a torna adaptável a qualquer ambiente de TI. O processo de integração da Cargo Gate é simplificado em seis fases claras - desde a assinatura do contrato até a entrada em operação - normalmente concluído em 4 a 6 semanas. Os clientes beneficiam de:
  • Formação abrangente (padrão e personalizada)
  • Help desk automatizado 7/7
  • Sessões de suporte dedicadas
  • Acordos de nível de serviço (SLAs) para garantir um serviço de primeira linha
 

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