A APAT tem multiplicado em esforços para encontrar sinergias capazes de aportar valor à operação dos seus associados, fomentando o progresso da carga aérea, crucial para a Logística global.
O setor da Carga Aérea continua a fazer progressos sob as asas da Transformação Digital e da desmaterialização de processos – uma realidade inevitável, e, cada vez, mais, inadiável: falhar a descolagem será, para operadores e transitários, um atraso para o qual não restará solução.
Na última década, a revolução digital tomou conta deste segmento, rumo a maiores índices de eficiência e transparência, articulação transversal entre players e uma comunicação mais ágil e fidedigna. Torna-se vital acompanhar a evolução destes parâmetros para que a competitividade das empresas não sofra – as companhias aéreas vão apertando a exigência, assim aumentando os critérios de parceria e interação.
Ciente deste contexto, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) tem-se multiplicado em esforços para encontrar sinergias capazes de aportar valor à operação dos seus associados, e, numa perspetiva mais panorâmica, de fomentar o progresso deste setor, absolutamente crucial para a Logística global e para o Comércio Internacional. Tal desiderato arrancou em 2023, com a criação da Fórum Nacional de Carga Aérea (FNCA), e, em 2024, com uma séries de reuniões de trabalho com as entidades que tutelam o setor, com vista à defesa dos interesses dos Transitários envolvidos no processo de carga aérea, alertando, sempre, para a necessidade de um plano infraestrutural de índole nacional que permita o crescimento desta atividade e da evolução de Portugal enquanto interface logístico de referência, dada a sua geografia privilegiada.
APAT e Cargo Start: uma sinergia para 'deslocar' a carga aérea
Em 2025, a APAT encetou conversações com plataformas digitais ligadas à Carga Aérea, no sentido de impulsionar a adopção da Digitalização por parte dos Transitários: um dos pilares do futuro da Logística, e, portanto, absolutamente estruturante para a evolução do negócio numa era cada vez mais desmaterializada, dinâmica e, até, imprevisível, na qual as decisões têm de ser adaptadas a cada cliente. A qualidade dos dados é, atualmente, um dos maiores trunfos – a APAT acredita que a adopção de ecossistemas digitais será crucial para a competitividade das empresas, ainda para mais no contexto aéreo, onde a IATA tem redobrado os esforços para intensificar este ímpeto, aumentando assim a exigência da
compliance.
Surgiu, assim, a parceria entre a APAT e a empresa italiana CargoStart.
Com as suas soluções Cargo Gate, Handler Gate, Star Tracking e Carbon Care, a companhia italiana, com sede em Roma, cobre todas as áreas do processo logístico, transportando as empresas para o ecossistema digital e harmonizando as suas operações com as diretrizes internacionais.
Cargo Gate: Uma espinha dorsal digital para a carga aérea
À medida que o sector continua a sua transformação digital, a Cargo Start está na vanguarda com o Cargo Gate - um poderoso Cargo Community System (CCS) concebido para simplificar a comunicação e a troca de dados entre operadores logísticos e transportadores de carga aérea.
Apoiada pelo Circle Group, a Cargo Start construiu uma reputação de fornecer soluções digitais de ponta que aumentam a visibilidade, a eficiência e a sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento de carga aérea. O Cargo Gate é a espinha dorsal desta visão, permitindo a troca eletrónica de mensagens em conformidade com as normas internacionais, tais como IATA e-AWB, e-Freight e e-CSD.
«No atual panorama logístico, a qualidade dos dados é tudo», afirma Emanuele Vurchio, Diretor da Cargo Start. «O Cargo Gate garante que cada mensagem é precisa, oportuna e acionável - ajudando clientes a reduzir erros, evitar penalidades e tomar decisões mais inteligentes».
O que é o Cargo Gate?
O Cargo Gate é uma plataforma escalável e compatível com os padrões que facilita a comunicação perfeita entre agentes de carga, companhias aéreas e outras partes interessadas em logística. Suporta uma ampla gama de tipos de mensagens, incluindo:
- MAWB/HAWB (FWB/FHL) para dados de carta de porte aéreo
- FMA/FNA/FSU para atualizações do estado do voo
- Formatos Cargo IMP, Cargo XML e EDIFACT
- A plataforma não apenas transmite e encaminha mensagens, mas também transforma formatos, rastreia o status das mensagens e gera painéis de controle e relatórios - tudo em tempo real.
- Principais benefícios do Cargo Gate
- O Cargo Gate é mais do que apenas um hub de mensagens. Ele oferece benefícios tangíveis que melhoram o desempenho operacional e reduzem os custos:
- Elimina o papel dos processos operacionais, apoiando os objetivos de sustentabilidade.
- Reduz os erros e o tempo de processamento, melhorando a precisão dos dados e a eficiência do fluxo de trabalho.
- Evita penalizações das transportadoras por fluxos eletrónicos em falta ou incorretos.
- Contribui para a iniciativa ‘100% e-AWB’ da IATA, promovendo a adoção digital global.
- Aumenta a satisfação do cliente através de dados fiáveis e de alta qualidade.
- Gera economias de escala, otimizando os processos organizacionais.
Adoção generalizada e fácil integração
Com 80% dos operadores de carga aérea em Itália já ligados através da Cargo Gate, a plataforma já deu provas do seu valor e escalabilidade. Pode ser integrada através de protocolos de transmissão comuns ou acedida através de uma interface Web, o que a torna adaptável a qualquer ambiente de TI. O processo de integração da Cargo Gate é simplificado em seis fases claras - desde a assinatura do contrato até a entrada em operação - normalmente concluído em 4 a 6 semanas. Os clientes beneficiam de:
- Formação abrangente (padrão e personalizada)
- Help desk automatizado 7/7
- Sessões de suporte dedicadas
- Acordos de nível de serviço (SLAs) para garantir um serviço de primeira linha