X




X

Portos

01 Fev
Portos nacionais movimentam 85 milhões de toneladas até novembro

Os portos nacionais movimentaram 85 milhões de toneladas de carga até novembro de 2018, uma quebra de 4,4% face ao período homólogo. Os números foram esta semana divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), que revela que esta diminuição foi influenciada pela importação de Petróleo Bruto e Carvão.

Apesar da diminuição do volume de carga, a AMT diz também que os portos nacionais nunca movimentaram tantos contentores como em 2018, com Sines a bater novo recorde ao ultrapassar 1,6 milhões de TEU movimentados. Em sentido inverso, os portos de Lisboa e Setúbal continuaram a cair, “perdas a que não é alheia a instabilidade laboral que se verifica no período em questão”, diz a AMT.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes diz ainda que “no segmento de Contentores, constata-se que o sistema portuário do Continente movimentou cerca de 1,72 milhões de unidades e 2,75 milhões de TEU, correspondentes, respetivamente, a +0,8% e -0,2%, quando comparadas com igual período de 2017, sendo que o número de unidades representa o valor mais elevado de sempre”.

Até novembro de 2018, registaram-se nos portos do Continente um total de 9742 escalas de navios de diversas tipologias (-3,4%) e um volume global de arqueação bruta (GT) de 189,24 milhões (-1,3%).

In Logística e Transportes Hoje
Foto: Logística e Transportes Hoje

Ajude-nos a crescer