X




X

Shipping global normaliza e «preços descem até níveis pré-pandemia»

22 Fev
​O Shipping global encontra-se em processo de «normalização» - esta é a visão analítica de Gordon Downes, co-fundador e CEO da NYSHEX (New York Shipping Exchange).
Shipping global encontra-se em processo de «normalização» - esta é a visão analítica de Gordon Downes, co-fundador e CEO da NYSHEX (New York Shipping Exchange), veiculada durante o primeiro dia do eventual virtual 'Global Supply Chain Week'. Para Downes, o mercado atravessa «claramente» um «processo de normalização», com os preços a «regressarem a níveis pré-pandemia».

«Penso que é bastante claro que o mercado normalizou ou está em processo de normalização. Os preços estão a descer até níveis pré-pandemia. As ligações das operadoras marítimas começam a desprender-se, logo, os congestionamentos da cadeia logística, que eram recorrentes e que estiveram nas parangonas durante a pandemia, estão agora a desaparecer», analisou o CEO da NYSHEX, em conversa com a jornalista da publicação norte-americana FreighWaves, responsável pela organização do evento.

Segundo Gordon Downes, o panorama do Shipping global mostra já um processo de «racionalização das ligações marítimas» por parte das transportadoras, por via de «blank sailings, devido à supressão da procura». Contudo, alertou ainda Downes, não estará afastado o cenário de novos congestionamentos «a curto prazo» ou «pelo menos, escassez de oferta», situação que poderá voltar a disparar os valores do frete. 

Fonte: FreightWaves
Foto: Steve Gibson | under license 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Ajude-nos a crescer