X




X

FIATA e Global Shippers Forum reclamam «regras claras» para proteção de dados nas cadeias logísticas

20 Abr
As recomendações avançadas pelo novo documento da FIATA e do Global Shippers Forum visam fomentar um ambiente mais seguro e confiável para a condução de negócios com base em condições de igualdade. 
FIATA e o Global Shippers Forum emitiram um documento intitulado 'Carta para Proteção e Governança de Dados no Comércio Internacional', que estabelece os procedimentos mínimos de segurança e confidencialidade de dados que provedores e operadores de reservas digitais e plataformas de negociação devem adotar e incorporar nos seus Contratos de Utilizador Final (End-User Agreements).

As recomendações avançadas pelo novo documento visam fomentar um ambiente mais seguro e confiável para a condução de negócios com base em condições de igualdade. Esta Carta foi aprovada por membros de ambas as organizações e acredita-se que seja a primeira declaração de direitos para utilizadores de plataformas no setor do Comércio e da Logística.

«A FIATA está empenhada em estimular a mudança do comércio, do formato analógico para o digital, aumentando a eficiência e a resiliência das cadeias de abastecimento globais», declarou Stéphane Graber, que ocupa o cargo de Diretor-Geral da FIATA. «Nesta jornada, a interoperabilidade entre plataformas e sua credibilidade entre os utilizadores são fundamentais para o sucesso», vincou Graber.
 
O responsável do organismo internacional reforçou que, nesta fase, são necessárias «regras claras e justas sobre a troca de dados para proteger a confidencialidade e garantir a confiança entre as partes interessadas», e sublinhou ainda que a FIATA «está satisfeita por poder liderar tal esforço juntamente com o GSF num tópico tão crucial como o da governança e proteção de dados».
 
James Hookham, secretário-geral da GSF, também se debruçou sobre esta Carta: «A digitalização do comércio internacional e da papelada relativa ao transporte oferece enormes economias e benefícios para todas as partes envolvidas nas cadeias de abastecimento, mas o seu armazenamento e processamento apresentam riscos de perda, vazamento e uso não autorizado que podem expor informações comercialmente sensíveis», declarou o responsável da GSF, na sequência da divulgação do documento.

Photo By: available under the Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication
Trace Board Technology Science Grid Light Just – Clean Public Domain

Ajude-nos a crescer