X




X

Explosão em porta-contentores gera pânico no Porto de Ningbo-Zhoushan

11 Ago
Dados apontam para que a explosão tenha sido despoletada por um contentor que carregava substâncias químicas reativas (mais concretamente peróxido orgânico). 
Os acontecimentos disruptivos que afetam a cadeia global de abastecimento parecem suceder-se sem pausas: desta vez, uma explosão a bordo de um navio porta-contentores, no passado dia 9 de Agosto, deixou um cenário de caos no Porto de Ningbo-Zhoushan, na China.
 
O incidente terá sido despoletado devido a uma explosão num dos contentores transportados pelo navio; segundo a televisão estatal chinesa CCTV, a explosão de um dos contentores provocou uma autêntica bola de fogo que foi captada pelas câmeras, gerando o pânico num dos portos mais movimentados do planeta, Ningbo-Zhoushan, leste da China. Felizmente, não foram registadas quaisquer vítimas.

O vídeo da câmara de vigilância publicado pela CCTV mostrou uma grande explosão de fumo branco seguida de uma bola de fogo laranja e amarela que dispersou os destroços e engoliu completamente os contentores empilhados a pelo menos três metros de altura. Um incidente que demonstra a necessidade de uma acérrima aplicação preventiva de medidas de segurança, tanto a bordo dos navios como na operação portuária.

Dados preliminares apontam para que a explosão tenha sido despoletada por um contentor que carregava substâncias químicas reativas (mais concretamente peróxido orgânico). Uma fotografia aérea publicada pela cadeia televisiva chinesa mostrava fumo negro a emanar de uma pilha de contentores numa das extremidades do navio e de uma área na doca. O resto do navio e os seus contentores pareciam não estar danificados.

Photo: Screenshot from CCTV

Ajude-nos a crescer