A PSA International reagiu à aquisição, explicando que o objetivo da mesma passa por desenvolver novas soluções ferroviárias destinadas a apoiar os seus hubs de contentores no continente europeu.
O mercado logístico global voltou a presenciar uma nova aquisição de grandes dimensões: a operadora de terminais
PSA International fechou a compra de uma participação maioritária (85%) na empresa Loconi International, uma das principais operadoras intermodais da Polónia, pertencente à empresa transitária, também polaco,
ATC Cargo. A consumação da transação estará ainda sujeita à aprovação pelas autoridades competentes.
A PSA International reagiu à aquisição, explicando que o objetivo da mesma passa por desenvolver novas soluções ferroviárias destinadas a apoiar os seus hubs de contentores no continente europeu, oferecendo assim aos seus clientes opções adicionais para concretizar a transferência modal, da estrada para o caminho-de-ferro. Consumada esta compra, a PSA pretende incrementar as actuais ligações com o hinterland a partir do seu terminal de contentores 'Baltic Hub' (em Gdansk) e expandir o alcance do porto polaco a novos mercados na Europa Central e Oriental.
Criada em 2011, a Loconi International opera cerca de 220 comboios por mês em cinco corredores na Polónia e movimenta cerca de 250 000 toneladas por ano. Estes corredores ligam os portos de Gdansk (um dos portos que mais tem crescido, nos últimos 8 anos, no que toca à movimentação contentorizada) e Gdynia, na costa norte da Polónia, a dois dos seus terminais ferroviários, situados em Varsóvia e Radomsko, no centro da Polónia, e a outros cinco terminais localizados Gadki e Poznan Franowo, no oeste, e Katy Wroclawskie, Dabrowa Gornicza e Slawkow, no sul. De salientar que, no arranque deste ano, a Loconi lançou dois corredores adicionais para Lodz, no centro da Polónia, e Oswiecim, no sul da Polónia.
Ao analisar esta operação, Vincent Ng, diretor regional da PSA para a Europa e Mediterrâneo e para a região do Médio Oriente e Sul da Ásia, declarou que a Loconi «desempenhará um papel importante» na estratégia de «ir além dos serviços de terminal e aumentar o nosso papel como interveniente no ecossistema portuário, através do desenvolvimento de serviços adjacentes ao porto, como a conetividade intermodal e a digitalização».
Foto: Stanislav Dusík
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