Através da sua mais recente
newsletter, a CLECAT debruçou-se sobre o transporte ferroviário de mercadorias: a entidade mostrou-se preocupada com o aumento das taxas de acesso à infraestrutura, uma tendência que, defende, será nefasta para o setor da ferrovia e para o fluxo de mercadorias transportadas por via férrea. Trata-se de uma «situação preocupante», salientou a
CLECAT.
Para a CLECAT, os grandes temas em discussão, no âmbito da ferrovia, são os auxílios estatais, o regulamento de isenção por categoria no sector dos transportes e as orientações relativas às taxas de utilização da infraestrutura. «Estas últimas são particularmente cruciais, uma vez que vários Estados-Membros anunciaram aumentos significativos das taxas de acesso à via férrea para os utilizadores do transporte de mercadorias. Esta situação é especialmente preocupante, tendo em conta os custos adicionais do sector devido a perturbações excessivas relacionadas com obras e desvios de rota», afirmou a associação europeia.
Ferrovia será vital na persecução dos objetivos climáticos
A entidade defende que, se de facto, o transporte ferroviário é encarado pela União Europeia como um dos grandes pilares da Descarbonização da Logística, deverá ser incentivado ao invés de fortemente taxado. «Um mercado de transportes sustentável, competitivo e eficiente na UE é essencial para apoiar os seus objectivos climáticos», vincou a CLECAT. Esta posição tem sido também sustentada pela Associação dos Transitários de Portugal (APAT), que, desde o primeiro momento, tem defendido a importância estratégica da ferrovia, tanto na Descarbonização do setor como no fomento da Intermodalidade.
Apesar da sua posição, a associação europeia lembra o quão é importante é «evitar uma dependência excessiva dos auxílios estatais».
Foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kreplje_rail_junction-from_south.jpg
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