Os principais indicadores mostram que as taxas começam a descer, sugerindo o fim da época alta; contudo, as estas continuam a ser mais elevadas do que em 2023.
Os mais recentes relatos e análises dos especialistas apontam para a predominância de um estado de constante transformação no panorama do transporte marítimo de mercadorias, muito devido às tensões geopolíticas existentes. Os principais indicadores mostram que as taxas começam a descer, sugerindo o fim da época alta; contudo, as estas continuam a ser mais elevadas do que em 2023.
O índice
Shanghai Containerised Freight Index, que acompanha o mercado spot numa das rotas mais importantes do comércio global, fixava-se num valor superior a 3500 dólares por TEU em junho de 2024, em comparação com pouco mais de 950 dólares/TEU no mesmo período do ano passado. Já o
Drewery World Container Index refletiu uma diminuição de 2%, fixando-se nos 5.428 dólares por contentor de 40 pés, com as taxas
spot na maioria das rotas principais a caírem ou a manterem-se estáveis.
Mesmo com esta descida, o índice da Drewery permanece significativamente superior (+282%) à taxa média verificada no ano de 2019, pré-pandemia, que, recorde-se, atingiu os 1,420 dólares. Embora algumas transportadoras marítimas tenham introduzido aumentos de taxas em meados de agosto, a redução da procura e o aumento da capacidade suscitam dúvidas sobre a manutenção do aumento das taxas. Aliás, d
ados da plataforma Freightos mostraram uma queda de 20% nas taxas desde o período de pico, no início de junho.
Apesar dessa descida, os especialistas na área do
Shipping contentorizado prevêm que as taxas se mantenham elevadas ao longo do ano, mesmo assumindo que a situação de tensão no Mar Vermelho conheça uma resolução positiva. Se a crise se mantiver, as taxas poderão regressar aos níveis (extremos) registados no início do ano, defendem os mesmos especialistas. As tensões no Mar Vermelho e no Médio Oriente em geral
não mostram sinais de abrandamento, uma vez que os ataques do grupo rebelde Houthi continuam.
Fonte:
The Loadstar
Freightos