X




X

Portugal com «progressos notáveis» na evolução da infraestrutura digital

11 Set
De acordo com um estudo encomendado pelo operador mundial DE-CIX, Portugal é caracterizado como sendo um 'hub' global de interconexão de dados. 
De acordo com um estudo encomendado pelo operador mundial DE-CIX, divulgado neste arranque de Setembro, Portugal é caracterizado como sendo um 'hub' global de interconexão de dados. O jornal digital 'Dinheiro Vivo', que teve acesso ao documento, cita que o país conquistou uma «posição central no panorama global contemporâneo da Internet». Portugal tem feito significativos progressos neste domínio, contando, em 2024, com 33 centros de dados. 

Portugal com estatuto de «centro de interligação global»

A empresa DE-CIX, uma das maiores operadoras mundiais de Internet Exchange (IX), encomendou o estudo 'Portugal: A Global Interconnection Hub, a Gateway to Europe, a Gateway to the World', cuja análise incidiu sobre os fatores que permitiram a Portugal (e em particular a capital lisboeta) «ser reconhecido como um centro de interligação global, fruto dos investimentos em infraestruturas, geografia e cabos submarinos globais - e afirmar-se como uma alternativa viável aos FLAPS (Frankfurt, Londres, Amesterdão, Paris e Estocolmo), os locais históricos de interconexão na Europa».

O estudo, salienta o 'Dinheiro Vivo', refere que Lisboa ganha destaque «por apresentar ligações diretas por cabos submarinos através do Atlântico até à América do Sul, e em breve ligações diretas à Costa Leste dos EUA», competindo com capitais de nomeada, como Londres ou Frankfurt. «O que distingue Portugal [...] é que as quatro principais estações de amarração de cabos internacionais e os três principais Internet Exchange de Portugal em Lisboa estão todos num raio de apenas 100 quilómetros, criando uma infraestrutura de rede unicamente concentrada e interligada», vinca o documento.

Preços competitivos têm ajudado Portugal a ganhar relevo

Portugal consegue também oferecer preços competitivos no que toca à conectividade de trânsito de IP: desde o ano de 2016 registou-se uma queda acentuada de -65%. Só em Lisboa, recorde-se, Portugal possui cerca de duas dezenas de centros de dados. O estudo sublinha ainda os «notáveis progressos que Portugal fez no desenvolvimento da sua infraestrutura digital». Para a APAT, este progresso pressupõe uma preocupação fundamental com o fenómeno da Digitalização, sinal dos tempos e de que o país está apostado em acompanhar esta crucial tendência de inovação e transmissão de dados.

Recorde-se que, no dia 25 de Outubro de 2025, a Associação dos Transitários de Portugal irá realizar o evento 'Dia do Transitário', cujo mote será 'O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária'. Numa mesa-redonda com sete especialistas, serão analisados e debatidos os efeitos deste fenómeno global e incontornável no ecossistema logístico, nas cadeias de abastecimento e na forma como os transitários operam no mercado. 

Fonte: Dinheiro Vivo
Foto: 
This image or file is a work of a DARPA, an agency of the United States Department of Defense, employee, taken or made as part of that person's official duties. As a work of the U.S. federal government, the image is in the public domain.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DARPA_Big_Data.jpg
 

Ajude-nos a crescer