No passado dia 11 de Setembro, a Gare Marítima de Alcântara acolheu o lançamento do livro 'Disrupção das Cadeias de Abastecimento - Transporte Marítimo', de Fernando Cruz Gonçalves.
No passado dia 11 de Setembro, pelas 17:30 horas, a Gare Marítima de Alcântara (
Administração do Porto de Lisboa) acolheu a cerimónia de lançamento do livro 'Disrupção das Cadeias de Abastecimento - Transporte Marítimo', de autoria de Fernando Cruz Gonçalves e edição a cargo da Riscos Editora.
O reputado especialista no domínio do
Shipping, professor do Departamento de Transportes e Logística da Escola Náutica Infante D. Henrique (
ENIDH), Fernando Cruz Gonçalves, é o autor desta nova obra na qual se analisa, minuciosamente, os grandes desafios que o transporte marítimo de contentores atravessa, assim como as ramificações dos fenómenos que, sucessivamente, colocam à prova a integridade das cadeias de abastecimento.
Fenómenos de consequências globais, como a pandemia de COVID-19, o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia e o escalar da tensão no Mar Vermelho, têm testado, até aos limites, a resiliência das cadeias de abastecimento globais, nas quais o transporte marítimo desempenha um papel crucial. A obra de Fernando Cruz Gonçalves disserta sobre a morfologia do Shipping em tempos de constantes adaptações.
Apresentação do novo livro teve casa cheia
A sessão (com casa cheia) contou com a intervenção de Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa, Fernando Gonçalves da Riscos Editora, Bruno Gil, Diretor da Unidade de Cancro do Pulmão da
Fundação Champalimaud e Lídia Sequeira Ex-Presidente da APL, da APSS e da APS. O encerramento da cerimónia de apresentação da obra ficou a cargo da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
Sabia mais sobre o evento na
Transportes & Negócios.