O Secretário de Estado das Infraestruturas revelou, no decorrer da 'Porto Maritime Week', que o prazo máximo das concessões portuárias irá aumentar, dos atuais 30, para os 75 anos.
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espirito Santo, revelou em primeira mão, no decorrer da sessão de abertura do evento 'Porto Maritime Week', que o prazo máximo das concessões portuárias irá aumentar, dos atuais 30, para os 75 anos.
Hugo Espirito Santo avançou que em breve será publicado o Decreto-lei que desreve a estratégia para os portos portugueses, e que, salientou, encontra-se sustentada no plano 5 +: mais crescimento, mais transição energética, mais intermodalidade, mais digitalização e mais cooperação e integração.
«Precisamos de maior investimento público e privado»
«Queremos garantir um maior crescimento do setor e, para isso, precisamos de maior investimento público e privado. Ao aumentarmos o prazo máximo das concessões para 75 anos, vamos permitir que os privados possam recuperar o investimento realizado nos terminais», declarou o Secretário de Estado das Infraestruturas, vincando ainda que tal progresso permitirá a entrada de novos players no setor e uma coordenação e visão global entre todos os portos.
Recorde-se que esta medida era, há muito, pedida pelos operadores e potenciais investidores no ecossistema portuário português, que consideravam o prazo máximo de 35 anos bastante curto para que os pesados investimentos a que a atividade marítimo-portuária obriga pudessem ter eventual retorno. Em breve todas as administrações portuárias irão apresentar à Tutela um plano de investimentos sustentado nesta estratégia e na própria visão portuária.
Secretário de Estado elencou os desígnios dos portos nacionais
Hugo Espírito Santo divulgou que em Leixões o foco terá de ser o aumento da capacidade da carga contentorizada, em Aveiro será ao nível da expansão geográfica, na Figueira da Foz a procura de novas oportunidades de negócio, em Lisboa a expansão da simbiose entre porto e cidade, em Setúbal o aumento do potencial do porto através de um plano de investimentos mais agressivo e, finalmente, em Sines, a expansão do terminal de contentores.
A quinta edição da Porto Maritime Week, organizada pelo Transportes & Negócios, decorre entre 23 e 27 de setembro, no Auditório Infante D. Henrique, no Porto de Leixões, fiel ao compromisso de ser o ponto de encontro dos principais stakeholders do setor. Um encontro para abordar temas de grande relevância para a indústria, como os planos de investimento dos portos, a estratégia europeia para o setor, a indústria de cruzeiros, a digitalização, a descarbonização e a promoção da intermodalidade
Para mais informações, consulte o site oficial:
Porto Maritime Week 2024.