Com participação recorde, a superar os 150 participantes, o evento, que teve lugar em Torres Vedras, foi uma autêntica celebração do associativismo.
O dia 25 de Outubro ficou indelevelmente marcado pela realização de mais um evento nacional com a chancela da Associação dos Transitários de Portugal (
APAT): o já famoso 'Dia do Transitário', versão 2024, subjacente do mote 'O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária', assinalou o meio século de existência da associação. Com uma participação recorde, a superar os 150 participantes - dos quais cerca de 70% associados da APAT - o evento, que teve lugar em Torres Vedras, foi uma autêntica celebração do associativismo.
Associados responderam afirmativamente ao repto e encheram a casa
No tranquilo e idílico complexo hoteleiro
Dolce Campo Real, o 'Dia do Transitário' reuniu cerca de 60 empresas transitárias (e cerca de 90 colaboradores afetos às mesmas) associadas da APAT, mais de duas dezenas de empresas patrocinadoras e várias convidados institucionais, em representação de entidades como o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (
IMT),
Câmara Municipal de Torres Vedras, Instituto Politécnico de Setúbal (
IPS), Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (
APEF), Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (
AGEPOR), Associação de Armadores da Marinha de Comércio,
Autoridade Tributária e Aduaneira, e, em peso, pelo ecossistema portuário luso, através das presenas das administrações dos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Leixões e Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz.
O evento arrancou com os discursos do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APAT, Paulo Paiva, do Presidente da Direção, Joaquim Pocinho, e, por fim, do Vereador da CM de Torres Vedras, Nélson Aniceto. Este segmento inicial foi pautado por uma mensagem de força, resiliência e coragem para todos os associados da APAT, e por uma palavra de confiança num futuro mais sustentável, digitalizado e no qual o setor da Logística será alvo de uma prioridade estratégica e nacional mais articulada e de investimentos coerentes capazes de elevar o potencial operacional do nosso país. Os Transitários, veias de um corpo chamado Economia, continuarão a ser cruciais.
Mesa-redonda discutiu o Impacto da Digitalização nos Transitários
Seguiu-se a mesa-redonda, subjugada ao tema 'O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária', com a moderação de Bruno Horta Soares (GOVaaS) e participação dos intervenientes: Marta Borges (Interpars MB), Cláudio Pinto (APS), Hugo Ferreira (Xolyd), Hugo Duarte Fonseca (Devlop), Tiago Pinho (IPS) e David Geleia (IMT). Durante duas horas, o tema foi dissecado e debatido a partir de diferentes perspetivas profissionais, com destaque para tópicos subjacentes como a Cibersegurança e as novas ferramentas digitais, o projeto eFTI, o programa NEXUS, as janelas de interoperabilidade ou a importância da Academia na evolução sócio-profissional do setor logístico.
Os trabalhos prosseguiram durante a tarde com a apresentação do Barómetro da Atividade Transitária 2024, levado a cabo pela APAT, a empresa Grounded e o
IPAM - Marketing Business School, no qual foram analisados os resultados de um inquérito realizado aos associados da APAT, incidindo sobre o sentimento dos mesmos face ao presente e ao futuro da atividade transitária em Portugal. De salientar que os inquiridos plasmaram a intenção de manter ou aumentar os investimentos em Novas Tecnologias, Digitalização e Práticas Sustentáveis, estando esta tendência totalmente em linha com as políticas de Evolução Digital e Sustentabilidade promovidas pela União Europeia.
Serafim e Paulo Azevedo abrilhantaram o Dia do Transitário 2024
O escritor e humorista António Jorge Serafim tomou depois o palco da Sala Campo Real para entrevistar, com muitos risos e boa disposição à mistura, os membros da direção da APAT. Paulo Nuno Azevedo, ator e palestrante, trouxe a sua épica história de vida, repleta de árduos desafios e constantes adaptações, num percurso inolvidável até ao sucesso. Das gargalhadas às lágrimas, o 'Dia do Transitário' mexeu com as emoções dos presentes e fez questão de culminar o dia com uma celebração ímpar, à boleia da animada música da banda
Leaps Brass Band. O bolo de aniversário, o brinde coletivo e o ambiente de comunhão finalizaram, em beleza, um dia inesquecível.
Presidente da Assembleia da República fez questão de marcar presença
Um dos momentos altos do evento aconteceu pelas 17 horas, com o discurso de encerramento, pela voz do Presidente da Assembleia da República de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco. Vindo diretamente da capital da Letónia, Riga, o eminente advogado, que atualmente dirige e coordena dos trabalhos da assembleia, fez questão de marcar presença no 'Dia do Transitário' para, com um elogioso discurso no que concerne à importância dos Transitários na Economia, encerrar os trabalhos e parabenizar a APAT pelos seus 50 anos de existência.