As Administrações do
Porto de Aveiro,
Porto da Figueira da Foz e a
Câmara Municipal da Mealhada sentaram-se à mesa para dar início à fase de estudos dos modelos de negócio e exploração da Plataforma Logística da Pampilhosa.
As Administrações do
Porto de Aveiro e do
Porto da Figueira da Foz e a
Câmara Municipal da Mealhada sentaram-se à mesa para dar início à fase de estudos dos modelos de negócio e de exploração da Plataforma Logística da Pampilhosa (PLP) e para estuturar, no tempo, as ações a levar a cabo em todo o processo, comprometendo-se, ainda, a apresentar o estudo prévio para este complexo logístico no mês de Março de 2025.
À luz da inclusão da Plataforma Logística da Pampilhosa, por parte da UE, na Rede Transeuropeia de Transportes, enquanto Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes, as três entidades lançaram o concurso para a execução dos estudos para a futura Plataforma, visando reforçar a conectividade ferroviária com os portos e a criação de uma infraestrutura logística de qualidade na região Centro.
Plataforma Logística da Pampilhosa agregará valor à zona Centro
Segundo informação avançada pela administração portuária, os trabalhos para o estudo, que já estão em curso, integram a definição do modelo operacional da PLP, a identificação e análise de benchmarking das plataformas logísticas ibéricas, o estudo de mercado da PLP, a proposta de estudo prévio, identificação e caraterização das infraestruturas e superestruturas a construir, a definição do modelo de exploração, opções de financiamento e elaboração de estudos de viabilidade económico-financeira; o processo deverá estar concluído em Maio do próximo ano.
«A construção de uma zona industrial contígua à Plataforma, a criação de um porto seco (estação aduaneira) e a possibilidade de expansão para Coimbra norte serão algumas das opções a ter em conta nos estudos a serem feitos com stakeholders desta futura solução logística, localizada no concelho da Mealhada. A PLP permitirá aumentar os serviços portuários e logísticos da região Centro, bem como, a transferência modal do transporte rodoviário para ferroviário, contribuindo para a descarbonização, tornando estes portos mais eficientes», pode ler-se na nota informativa da administração portuária.
Foto: Administração dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz