A
APDL revelou que a Janela Única Logística (JUL) entrará em operação no Porto de Leixões no próximo dia 30 de Novembro, substituindo o sistema Janela Única Portuária (JUP).
Esta importante e tão esperada transição, explicou a administração portuária através de uma nota comunicacional, «marca um passo significativo na modernização e eficiência dos processos logísticos no porto, reforçando o nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços. Neste contexto, adiantou a APDL, a realização de uma sessão de esclarecimentos, no dia 27, será importante para incluir todos os stakeholders no processo.
Este processo de implementação dá, agora, os derradeiros passos, «é o resultado de um trabalho rigoroso, que envolveu a realização de workshops dirigidos aos diversos stakeholders; formação especializada para garantir a preparação dos intervenientes e testes presenciais, exaustivos, em ambiente de pré-produção, que permitiram avaliar o grau de maturidade da implementação e decidir a entrada em produção», vinca a APDL.
A administração portuária recordou que o processo é susceptível de encontrar algumas «anomalias» típicas do início de uma nova fase. «Como em qualquer outra migração de sistemas operativos, podem ocorrer problemas e anomalias que causem atrasos no normal funcionamento da Portaria Principal do Porto de Leixões. Para mitigar essas eventuais dificuldades, durante esta fase de transição, e nas semanas seguintes à entrada em produção, será assegurado o apoio técnico através dos habituais canais de comunicação, por equipas da APDL, concessionários e fornecedores», salientou.
A APDL agradeceu, ainda, a colaboração de todos os stakeholders no processo de migração para a JUL, vincando que conta com o «empenho» de todos «para que a JUL seja um sucesso». Esta transformação digital, ressalvou ainda a administração portuária, é nada mais nada menos que «um marco importante para o Porto de Leixões e para toda a Comunidade».