Com o tamanho de um quinto da cidade de Lisboa, este futuro aeroporto chinês pretende dotar a China de uma capacidade aeroportuária praticamente inigualável.
A China encontra-se a elevar, ainda mais, o nível da sua capacidade aeroportuária e a sua mobilidade logística e de passageiros, desta vez com a aposta em um novo aeroporto situado numa ilha artificial. Trata-se de um projeto superlativo que volta a colocar a China nas bocas do mundo. Localizado na costa nordeste do país, o Aeroporto Internacional da Baía de Dalian Jinzhou cobre uma ilha de 20 km2, terá 4 pistas e um terminal de 900 mil m2.
Os operadores têm como objetivo receber cerca de 80 milhões de passageiros por ano; 2035 é o ano em que está previsto o início de atividade desta plataforma. Uma vez finalizada a sua construção, este projeto tornar-se-à no maior aeroporto do mundo numa ilha artificial, ultrapassando o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) e o Aeroporto de Kansai (KIX) do Japão. Recorde-se que a cidade de Dalian possui cerca de 7,5 milhões de habitantes, sendo, há várias décadas, um pólo muito logístico importante, devido à sua proximidade com o Japão e a Coreia do Sul.
O Aeroporto Zhoushuizi de Dalian, que se encontra em atividade há quase 100 anos, há muito que atingiu a sua capacidade máxima, facto que forçou a sua ampliação por diversas vezes nos últimos anos. «O projeto tem condições geológicas complexas, elevada dificuldade de perfuração e grande exigência de qualidade com um calendário de construção apertado», declarou Li Xiang, engenheiro-chefe da Dalian Airport Construction and Development Co., Ltd.,
“Houve grandes desafios para a construção”, disse aos meios de comunicação social locais estatais em outubro, ‘uma vez que
Os novos aeroportos são uma parte fundamental do crescimento da aviação na China. O país está a caminho de ultrapassar os Estados Unidos e tornar-se o maior mercado de viagens aéreas do mundo.
O segundo aeroporto de Pequim, Daxing (PKX), foi inaugurado com grande alarido a 1 de outubro de 2019, o 70.º aniversário da fundação da República Popular da China.
Na altura, as autoridades chinesas disseram que o país precisaria de 450 aeroportos até 2035 para acompanhar a procura.