O ano de 2024 foi «excepcional para os Portos da Madeira, a vários níveis», afirmou a presidente do Conselho de Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
Em entrevista concedida ao
Diário de Notícias Madeira, a presidente do conselho de administração da Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), Paula Cabaço, enalteceu os resultados obtidos durante 2024, vincando que se tratou de «mais um ano de afirmação da Madeira no mercado global do turismo de cruzeiros». As metas de Sustentabilidade e Eficiência Energética também foram alcançadas, realçou Paula Cabaço.
O ano de 2024 foi «excepcional para os Portos da Madeira, a vários níveis», afirmou a líder da APRAM, destacando o registo recordista no que concerne ao número de passageiros de cruzeiro, «muito acima dos 624 mil passageiros registados em 2023», que, por sua vez, «já tinha sido um ano recorde». Segundo reportou o jornal madeirense, o Porto do Funchal registou um novo recorde em 2024 com 700 mil passageiros de cruzeiros desembarcados.
Ao recapitular 2024, a presidente da APRAM enfatizou a importância da criação, em Agosto passado, da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, que representa a Madeira, as Canárias, Cabo Verde e os Açores, as CAI. «Com esta associação, sempre com a marca Cruise Atlantic Islands, vamos reforçar o nosso posicionamento para a alcançar novos mercados e promover ainda mais as Ilhas Atlânticas e a região da Macaronésia», declarou.
Ao 'Diário de Notícias da Madeira', Paula Cabaço salientou «o forte compromisso na sustentabilidade ambiental»: exemplo disso, vincou, é o protocolo firmado entre a Câmara Municipal do Funchal e a CAI com vista à realização de actividades ambientais no Parque Ecológico e a acção de reflorestação no Funchal com uma companhia de cruzeiros. «Estamos também a desenvolver um conjunto de estudos como objetivo de melhorar a eficiência energética da Gare Marítima, e que nos permita dar passos concretos rumo à descarbonização e transição energética», acrescentou.
Recorde-se que, neste contexto de Sustentabilidade Ambiental, um dos grandes destaques de 2024 vai para o Porto do Funchal, agraciado, pelos World Cruise Awards, com o
prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.
Foto |
Autor: Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga)
Licença: Attributon - Sharealike 4.0
Fonte:
Dnotícias