O
Porto de Viana do Castelo arrancou o ano de 2025 da melhor forma: com um registo recordista, na sequência da recepção do navio Kaptan Arif Bayraktar, (de bandeira maltesa) o maior de sempre a escalar o porto vianense. Aconteceu no passado dia 2 de Janeiro e teve eco em toda a imprensa setorial.
Porto de Viana do Castelo em destaque no arranque de 2025
Com 195 metros de comprimento (LOA) e um arqueamento bruto de 34.509 GT, o
Kaptan Arif Bayraktar (de bandeira maltesa registada no Porto de Valletta), tornou-se no maior navio de sempre a escalar o Porto de Viana do Castelo. Transportando 22.451 toneladas de estilha de madeira e proveniente do Rio Grande do Sul (no Brasil), o navio ficará atracado no porto durante as próximas duas semanas, até a operação de descarga - levada a cabo pela empresa Nogarport, Lda com apoio da Agilima – Agentes de Navegação, Lda, responsável pelo agenciamento da embarcação
- estar finalizada.
Trata-se de um sinal importante da evolução do porto e da sua capacidade para receber diferentes tipologias de carga de forma eficiente e competitiva. A APAT salienta que o progresso operacional dos portos portugueses é absolutamente crucial para a conectividade geral do país e para a competitividade do sistema logístico português. Os portos são autênticos interfaces do fenómeno logístico e comercial, sendo vitais para o desenvolvimento do Comércio Internacional e, consequentemente para a integridade da Atividade Transitária.
Foto: APDL
Câmara Municipal de Viana do Castelo