O Porto de Lisboa e o Porto de Setúbal foram destaque no
INTERCEM Shipping Forum 2025, conferência que se realizou em Lisboa, nos dias 20 e 21 de Janeiro, em Lisboa.
O Porto de Lisboa e o Porto de Setúbal marcaram presença no evento internacional INTERCEM Shipping Forum 2025, que se realizou em Lisboa, nos dias 20 e 21 de Janeiro. O evento, um dos maiores encontros mundiais do setor do transporte marítimo, com enfoque na comercialização de cimento, assinalou o 40º aniversário deste fórum, sendo o mote central a Descarbonização do Shipping. Entre os oradores deste evento estiveram Manuela Patrício, em representação do Porto de Lisboa, e Tiago Fernandes, pelo Porto de Setúbal.
Criada no ano de 1985, esta conferência vem proporcionado uma visão analítica e amplas oportunidades de criação de redes comerciais e de interdependência para os profissionais da indústria do cimento em todo o mundo. Nesta edição, realizada no Sana Malhoa Hotel, na capital lisboeta, estiveram em destaque os representantes portugueses, com os portos de Lisboa e Setúbal a terem tempo de antena para abordarem um segmento de carga que é estruturante para a sua movimentação portuária.
Um dos temas centrais da conferência foi a adaptação de ambos os sectores (cimento e transporte marítimo), aos seus ambiciosos objectivos de Descarbonização. Os oradores debateram e refletiram sobre o impacto do Mecanismo de Ajustamento das Fronteiras de Carbono, do EEXI (
Energy Efficiency eXisting ship Index), do CII (
Carbon Intensity Indicator) e do Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia. Durante a conferência, foram ainda analisadas as tendências previstas para o mercado do cimento em 2025, bem como a evolução dos valores dos fretes.