No dia 27 de Janeiro, a APAT juntou-se às celebrações do Dia Internacional das Alfândegas: a sessão comemorativa foi realizada pela Autoridade Tributária, no salão nobre do Ministério das Finanças
No passado dia 27 de Janeiro de 2025, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) juntou-se às celebrações do Dia Internacional das Alfândegas: a sessão comemorativa foi realizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, no salão nobre do Ministério das Finanças, e contou com a presença de Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças. A APAT fez-se representar no evento através das presenças do presidente executivo, António Nabo Martins, e de Inês Simões Carneiro, Responsável Regional Norte da associação.
Dia das Alfândegas: APAT marcou presença na sessão comemorativa
O Dia Internacional das Alfândegas, assinalado internacionalmente a 26 de Janeiro, contou com honras de Estado e, durante a sessão comemorativa, Joaquim Miranda Sarmento vincou que o Executivo valoriza o «papel essencial das alfândegas» no que toca à modernização de procedimentos, à proteção das cadeias de abastecimento e à promoção de práticas sustentáveis. O Ministro de Estado e das Finanças reafirmou o compromisso com o crescimento económico e a cooperação internacional. Uma mensagem cujo conteúdo é valorizado pela APAT.
Este ano, o tema escolhido pela
Organização Mundial das Alfândegas dá destaque às ações concretas que promovam a facilitação do comércio, garantam a segurança e fomentam o crescimento económico sustentável. Recorde-se que a associação que defende os Transitários continuará a encarar o diálogo como a ferramenta ideal para o alinhamento de interesses entre o setor transitário e logístico e a economia nacional, em prol de uma maior eficiência de processos e de uma maior agilidade administrativa que fomente a competitividade das empresas.