X




X

Governo aposta na optimização logística dos Portos de Lisboa e Setúbal

29 Jan
Este grupo de trabalho tentará avançar soluções capazes de modernizar e simplificar os processos operacionais nos portos de Setúbal e Lisboa.
O Governo anunciou a criação de um grupo de trabalho que terá como objetivo estudar e avaliar a optimização logística e aduaneira dos portos de Lisboa e Setúbal. O derradeiro propósito será o de fomentar a competitividade de ambas as infraestruturas e alinhá-las com as diretrizes comunitárias. Os membros que constituirão este novo grupo de trabalho serão nomeados no decorrer das próximas duas semanas e terão 60 dias úteis para analisar os «desafios atuais» e apresentar as suas conclusões à tutela.

De acordo com o despacho n.º 1116/2025, publicado em Diário da República, este grupo de trabalho tentará avançar soluções capazes de modernizar e simplificar os processos operacionais nos portos de Setúbal e Lisboa, a fim de os tornar mais «competitivos e alinhados» com os padrões de operacionalidade «mais avançados da logística nacional e europeia». Trata-se de um passo importante para o analisar os «processos de desalfandegamento, descarga direta de mercadorias e operações logísticas», por forma a «optimizar o fluxo de carga e reforçar a eficácia de fiscalização e operacional» dos portos e assim fomentar o «crescimento económico nacional».

Foto: APL | Porto de Lisboa


 

Ajude-nos a crescer