X




X

Empack e Logistics & Automation Porto 2025 nos dias 9 e 10 de Abril

12 Fev
​A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 reunirá em Matosinhos, de 9 a 10 de abril, mais de 70 dos mais representativos players nacionais da fileira. 
Tome nota na sua agenda e prepare-se para mais uma edição da Empack e Logistics & Automation Porto, que terá lugar no pavilhão 6 da Exponor - Feira Internacional do Porto, nos dias 9 e 10 de Abril. Embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no setor e este evento será a forma ideal de ficar a par de todas as novidades ao mesmo tempo que lhe dá acesso a um networking de qualidade. A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) associa-se a este evento e apoia, mais uma vez, esta importante iniciativa que também interessa às empresas transitárias. 

APAT volta a associar-se à Empack e Logistics & Automation Porto

Recorde-se que, em 2024, a APAT participou numa das mesas redondas do evento, subjacente ao tema 'Transitários: Peças-chave no Futuro do Transporte de Mercadorias', que contou igualmente com a participação da APDL e no qual foi analisado o papel do Transitário na evolução do ecossistema logístico. Em 2025, a parceria volta ao ativo! «O esforço organizativo da 9.ª edição está já em marcha, com a certeza de que as configurações da embalagem e da logística do futuro ganham contornos – e montra – no evento, uma mostra de eleição de materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain da fileira», vinca a organização, através de um comunicado.

Empack e Logistics & Automation Porto dá expressão a uma atividade de incontornável importância em toda a cadeia de consumo. A começar pela base: a embalagem. Segundo os dados da Comissão Europeia, cada cidadão português terá sido responsável pelo consumo de mais de 177 kg de embalagens (papel, cartão, plástico, vidro, madeira, metal e outros materiais) ao passo que cada residente na União Europeia terá estado na origem produtiva de pelo menos 189 kg de packaging (números de 2021). O que significa crescimentos superiores a 20% em 10 anos. Já a rede industrial e logística terá crescido em Portugal cerca de 31%, em termos de área, de acordo com estimativas setoriais recentes.

A feira pretende espelhar o crescimento desta atividade económica, quer a montante quer a jusante. O que equivale a dizer incrementar o número de expositores – mais de 70 na última edição (número que a presente edição já praticamente alcançou) – e o índice de visitação: foram mais de três mil os decisores e profissionais (líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem, e também gestores) a visitar o certame de 2024. «Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Fatores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do setor e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento», declarou Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.

«Operadores logísticos portugueses têm investido muitos recursos»

Para permitir um vislumbre das mudanças em curso no aparato setorial instalado, e representado neste evento, a Organização delineou pequenas visitas guiadas (Innovation Tours) para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores. «Não se percebe, porque é muitas vezes um trabalho de bastidores, mas os operadores logísticos portugueses têm nos últimos anos investido muitos recursos em planeamento, infraestruturas, tecnologia, automação e digitalização, para estarem em par com a concorrência internacional e acompanharem as oportunidades que se colocam, por exemplo, no mercado ibérico», enalteceu o mesmo responsável da Easyfairs.

Registe-se aqui.

Ajude-nos a crescer