X




X

«Recuperação das linhas de contentores» fez crescer o Porto de Lisboa em 2024

27 Fev
«O crescimento de carga no Porto de Lisboa é reflexo da recuperação das linhas de contentores, que têm desempenhado um papel essencial na nossa operação», explicou Carlos Correia, presidente da APL.
O ano de 2024 foi positivo para o Porto de Lisboa, que cresceu +3,6% em termos de movimentação de mercadorias face a 2023, traduzindo-se num total de 11,3 milhões de toneladas entre Janeiro e Dezembro. Este crescimento deu-se, em grande parte, à custa de uma evolução na carga contentorizada, por via da recuperação das linhas de contentores e da introdução de novas rotas comerciais que agora ligam Lisboa a mercados estratégicos, como por exemplo ao continente americano, explicou Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL.
 
A carga contentorizada foi, efetivamente, um dos motores deste desempenho, com um crescimento de 12%, totalizando 4,9 milhões de toneladas. Este segmento contabilizou ainda 460.746 TEU, um aumento significativo de 9,8% em comparação com 2023.De salientar ainda que, no que concerne ao segmento de carga geral, o Porto de Lisboa registou 5,28 milhões de toneladas, com um crescimento expressivo de 13,6% face ao ano anterior. Para o presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, 2024 foi um ano extremamente encorajador.
 
«O crescimento de carga no Porto de Lisboa é reflexo da recuperação das linhas de contentores, que têm desempenhado um papel essencial na nossa operação, e da introdução de novas linhas de serviço que nos ligam ao continente americano. Além disso, os aumentos nos serviços de feedering*, que complementam estas rotas, foram igualmente determinantes para os resultados alcançados», explicou, sem esquecer o importante papel da inovação e do investimento na infraestrutura portuária da capital.
 
«Apostar na modernização dos nossos serviços e na diversificação das rotas foram passos fundamentais para reforçar a posição de Lisboa como uma plataforma logística de excelência na Europa», declarou Carlos Correia, antecipando novos sucessos em 2025, devido à paz social que o porto vive: «Estamos confiantes de que esta recuperação irá manter-se este ano. A paz social que temos assistido no Porto de Lisboa tem sido outro dos pilares fundamentais para os números que apresentamos hoje serem possíveis. Este ambiente de estabilidade é imprescindível para garantir a continuidade da recuperação e da nossa competitividade no contexto portuário europeu e global».

Ajude-nos a crescer