X




X

APS : «Sines é hoje um porto mais competitivo à escala mundial»

12 Mar
«Sines é hoje um porto mais competitivo à escala mundial, na vanguarda da inovação e digitalização do negócio portuário e da cadeia logística», salientou o Conselho de Administração que cessou funções.
Em jeito de balanço, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), que se encontra de saída, analisou os últimos 8 anos de evolução da infraestrutura portuária, vincando que, «Sines é hoje um porto mais competitivo à escala mundial, na vanguarda da inovação e digitalização do negócio portuário e da cadeia logística, mantendo a aposta na sustentabilidade ambiental e energética».

O Conselho de Administração da APS, composto por José Luis Cacho, Fernanda Albino e Duarte Lince de Faria está de saída, fazendo, na hora da despedida, uma positiva retrospetiva sobre o desenvolvimento daquele que é, atualmente, o maior porto português em termos de movimentação de cargas, especialmente no que toca ao segmento da carga contentorizada (recorde-se que o Porto de Sines encontra-se no top-15 europeu), competindo com os maiores portos do continente no que respeito à movimentação de contentores.

O Conselho de Administração realçou a crescente internacionalização do Porto de Sines, com a aposta em várias «parcerias estruturantes» no domínio internacional, tais como a Global Gateway da União Europeia, além de parcerias com Roterdão, Singapura e alguns dos principais portos brasileiros. A APS enfatizou ainda a «parceria e cooperação constante» entre o porto, a ZILS -- Zona Industrial e Logística de Sines, a CPLS -- Comunidade Portuária e Logística de Sines e o Município de Sines - uma sinergia que em muito contribuiu para o sucesso.

Em comunicado, a administração portuária deu relevo ao crucial contributo das empresas ligadas à comunidade portuária, uma vez que estas «têm vindo a contribuir de forma determinante para os excelentes resultados alcançados pelo porto, que em 2024 registou o melhor ano de sempre no que diz respeito à carga contentorizada». A evolução dos últimos anos levou Sines a destacar-se «no panorama internacional», elevando o nome de Portugal e contribuindo para um sistema logístico mais eficiente e competitivo, em prol das empresas.
 

Ajude-nos a crescer