Fundada em 1926, a FIATA nasceu para defender os interesses dos Transitários espalhados por todo o mundo e de articular estratégias capazes de fomentar o desenvolvimento do negócio logístico.
A FIATA aproxima-se do seu centenário e, enquanto entidade agregadora do setor transitário e logístico, continua a ser um elemento de extrema importância no panorama global. Fundada na cidade austríaca de Viena, no ano de 1926, a federação internacional nasceu com o propósito de defender os interesses dos Transitários espalhados por todo o mundo e de articular estratégias capazes de fomentar o desenvolvimento do negócio logístico, em concertação com todos os elos das cadeias de abastecimento, numa realidade cada vez mais global.
A FIATA representa os interesses dos seus associados, intervindo diretamente com outras entidades de peso na estrutura do Comércio Internacional, como a Organização Mundial do Comércio, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais, organizações de transportes, parceiros globais e governos, com o objetivo de promover e proteger os interesses desta indústria, estruturante do fenómeno da Globalização. Sendo uma fonte de referência sobre políticas e regulamentos internacionais que regem o sector da expedição de mercadorias e da logística, a FIATA representa os prestadores de serviços que operam na logística comercial e na gestão da cadeia de abastecimento e promove a facilitação do comércio e as melhores práticas entre a comunidade dos transitários.
A APAT na FIATA
A APAT é membro de longa data do Air Freight Institute da FIATA e do IATA-FIATA Consultative Council, órgão consultivo que reúne anualmente e emite recomendações sobre as Resoluções IATA que regulam o Programa de Carga Aérea e têm impacto direto na atividade dos agentes de carga. Neste âmbito, a APAT está diretamente envolvida nas tentativas de modernização do programa de carga aérea. No âmbito da carga aérea, a APAT tem ainda assento no European Air Cargo Programme Joint Council, onde são debatidas as questões relativas à região da Europa. «Esta ligação próxima permite à APAT defender, em primeira linha, os interesses dos associados e do setor, acompanhar o desenvolvimento dos assuntos mais prementes na carga aérea e veicular informação adequada aos associados», explica-nos Ana Camacho Soares, Responsável Regional Centro e Sul da APAT e que representa a associação nesta importante ligação com a FIATA.
Mais recentemente, a APAT integrou o FIATA Logistics Institute e, mais concretamente, os grupos de trabalho responsáveis pela validação e revalidação do FIATA Diploma e do Young Logistics Professional Award. De salientar que a APAT integra ainda o Advisory Body on Legal Matters, órgão consultivo da FIATA, que dá apoio jurídico aos restantes institutos da FIATA e cujo trabalho mais expressivo se traduz na elaboração de guias práticos para os associados, como os Guias relativos à Carga Abandonada, à Cibersegurança, entre outros. Através desta ligação com a FIATA, a APAT aproxima-se dos pólos de decisão e pode, de forma mais efetiva, contribuir para a defesa do setor transitário português e para a evolução dos padrões de Compliance, Segurança, Capacitação Profissional e até Inovação.
Digitalização e Inovação
Muitos dos projetos nos quais a FIATA está envolvida prendem-se com o fenómeno da Digitalização, absolutamente estruturante para a contínua evolução do negócio logístico num mundo cada vez mais interligado e no qual as distâncias se reduzem ao movimento de um simples clique. O Projeto de Identidade Digital ou o Conhecimento Eletrónico de Transporte Multimodal FIATA (eFBL) estão entre as referências em matéria de Transição Digital e Desmaterialização de documentos: trata-se de «trazer confiança e segurança através da digitalização», como explica a federação internacional. «O projeto eFBL da FIATA não só inclui o lançamento do modelo de dados eFBL como uma norma de fonte aberta, como também acrescentará uma camada de confiança e segurança ao documento digital», acrescenta a FIATA.
Saiba mais sobre os projetos inovadores da FIATA:
Ajude-nos a crescer
Notícias
Notícias do blog
Mantenha-se atualizado para tomar as melhores decisões.