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Porto de Aveiro investe no desenvolvimento sustentável das operações

14 Mar
O Porto de Aveiro arrancou com projeto de modernização que visa reforçar o abastecimento elétrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações.
Seguindo as suas metas de evolução sustentável, o Porto de Aveiro arrancou com um novo projeto de modernização que visará, por intermédio de um investimento de 1,7 milhões de euros, reforçar o abastecimento elétrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações. O prazo de execução estimado é de 365 dias, adiantou a administração portuária, em comunicado.
 
O concurso público para a concretização da empreitada, de seu nome 'Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA', estipula a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro. A obra, explicou a administração portuária aveirense, é tida como «essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas».

Porto de Aveiro intensifica aposta na Transição Energética

Trata-se de mais um passo na intensificação da aposta em desempenhos portuários mais sustentáveis, com menor impacto ambiental: um dos grandes objetivos da agenda de Transição Energética e Descarbonização dos Portos. A empreitada, explicou o Porto de Aveiro, integra «uma série de iniciativas que visam aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia». O porto, outrora limitado em termos de infraestrutura elétrica, poderá, no futuro, expandir o seu raio de atuação e «atender a novas necessidades».

Com a nova ligação elétrica, «será possível atender a novas necessidades, como o fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua estadia em porto (On Shore Power Supply – OPS). Esta solução contribuirá para a redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), alinhando-se com os objetivos de alcançar a neutralidade carbónica até 2050», acrescentou o Porto de Aveiro. A nova ligação em alta tensão criará, ainda, condições para a implementação de projetos estratégicos adicionais, permitindo a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis, a atração de novas empresas e o aumento da competitividade do porto.
 
O projeto enquadra-se na Estratégia para a Transição Energética, aprovada pela Administração do Porto de Aveiro, em 2021, encontrando-se alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu e da Lei do Clima, que preveem a redução de 55% nas emissões de GEE até 2030. O Porto de Aveiro reafirma, assim, o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento das cadeias de abastecimento no Corredor Atlântico da RTE-T, promovendo uma redução significativa dos impactos ambientais.

Foto: Porto de Aveiro

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